• 22 de janeiro de 2025

14ª Edição do Encontro Estéticas das Periferias destaca Culturas Indígenas e Nordestinas em diversos locais da zona norte

Chef Rodrigo Oliveira e líder indígena Jerá Guarani – Foto: Divulgação

O evento ressalta outras nuances da cultura nordestina e indígena em diferentes esferas, como a culinária
O Encontro Estéticas das Periferias, uma das mais relevantes mostras de arte e cultura periférica da cidade, chega à sua 14ª edição em 2024. Desde sua primeira edição em 2011, o evento tem se estabelecido como uma plataforma essencial para a valorização das expressões culturais das bordas da metrópole paulistana, promovendo uma rica troca entre coletivos e comunidades locais.

A edição deste ano, abordará o tema “Culturas nordestinas e indígenas nas periferias de São Paulo”. O Encontro evidencia a contribuição das culturas nordestinas e indígenas, frequentemente marginalizadas, através de uma programação descentralizada e territorializada.

Na programação da zona norte, o destaque é o bate-papo bem interessante sobre culinária entre o renomado Chef Rodrigo Oliveira (Mocotó) e a líder indígena Jerá Guarani (Aldeia Kalipety), que discutirá as raízes indígenas na culinária nordestina, oferecendo uma visão profunda sobre a interseção entre essas culturas.

Confira a programação completa no site Sesc: https://www.sescsp.org.br/editorial/sesc-sao-paulo-e-acao-educativa-convidam-para-a-14a-edicao-do-encontro-esteticas-das-periferias/

Segue a programação na zona norte:
Conversa de cozinha com Rodrigo Oliveira e Jerá Guarani sobre as origens indígenas da culinária nordestina
Local: Restaurante Mocotó
Data: 03 de setembro
Horário: 19h
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Sinopse: O consagrado chef Rodrigo Oliveira e a líder indígena Jerá Guarani, da Aldeia Kalipety, da Terra Tenondé Porã que fica em Parelheiros na Zona Sul de São Paulo vão fazer um bate papo e cozinhar com alimentos que fazem parte da alimentação milenar indígena e que são base para a culinária nordestina: mandioca, milho e batata, entre outros. O bate papo será mediado pela jornalista Luiza Fecarotta, da CBN.

Cena Cultural Periférica da Noroeste
Local: Sesc Casa Verde
Data: 1 de setembro
Horário: das 13h às 17h30
Endereço: Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento, São Paulo – SP, 02519-000
Sinopse: O evento reunirá os coletivos culturais da região Noroeste de São Paulo, mostrando sua riqueza e diversidade artística, com Reggae, Teatro, Samba e Sarau.
Grupos participantes: Coreto Cultural (Sarau) – Brincantes Ambulantes, Catirina Cantadeira (Teatro), Oz GuaraniI, Amigas do Samba e África Mãe do Leão (música)

Fábrica de Cultura & Estética das Periferias
FLOR D’ÁGUA E CONVIDADES
Local: Centro de Referência da Mulher – R. Sílvio Bueno Peruche, 538 – Jardim Ondina – São Paulo/SP | Fábrica de Cultura Brasilândia
Data: 5 de setembro
Horário: 14h às 15h | Livre
Sinopse: A Fábrica de Cultura Brasilândia convida Flor D’Água, uma artista multi lingual, originalmente do Morro Doce (Anhanguera), iniciou sua formação musical na capoeira, qual se faz presente até hoje. Fez parte da banda internacional Las Nietas, composta só por mulheres LGBTQIAPN+ e, atualmente, no Brasil, segue como solista outras vezes acompanhada por outres musicistas. Para o Encontro Estéticas das Periferias 2024, Flor D’Água convida Diasporamanda. O espetáculo promete muita sensibilidade, fortalecendo e difundindo a cultura afro latino-americana, passando por ritmos como samba, capoeira, forró, entre outros, proporcionando uma vivência fluída e mística, com músicas autorais firmadas em suas raízes como forma de luta, resistência e transformação.

Read Previous

Dia do Bacon: confira duas opções de receitas para comemorar  

Read Next

Dia Nacional de Combate ao Fumo: especialista alerta para riscos do tabaco para a saúde ocular

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular