Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo. Foto de: RobsBorges
Nos seis polos há cursos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, para crianças a partir de 6 anos
Em 2025 o GURI celebra 30 anos. Até aqui, mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Muitas famílias e comunidades foram beneficiadas e o maior programa de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil segue o seu trabalho.
A partir de 3 de fevereiro, estão abertas as matrículas para os cursos deste ano. Na zona norte e oeste da capital, incluindo a cidade de Caieiras, são seis polos de ensino e mais de 2.200 vagas. Com o apoio cultural do Instituto Center Norte e o apoio das Prefeituras Municipais, o GURI este presente nos bairros do Butantã; Jardim Santa Lucrécia; Jardim Nardini na Vila Jaraguá; Perus; na Avenida Zaki Narchi, no bairro Carandiru, e em Caieiras. O Instituto Center Norte patrocina os polos CEU Perus, Pêra Marmelo e CEU Vila Atlântica.
Inscrições
A lista completa dos cursos e endereços está disponível no site souguri.art.br. Antes de sair de casa, confira os dias e horários de funcionamento dos polos. Para realizar a matrícula é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
Quem pode participar
Para estudar no GURI não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O GURI oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
Os cursos
São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai. A lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o GURI também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
O foco do programa está no atendimento a crianças, adolescentes e jovens, mas a proposta artístico-pedagógica do GURI também visa atender as famílias das alunas e dos alunos matriculados nos cursos. Os maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.