Foto: Christiane Forcinito
O espetáculo traz ao palco histórias narradas de muitas mulheres, representando desde figuras arquetípicas do universo feminino a figuras representativas do cotidiano urbano
O Teatro Alfredo Mesquita recebe o grupo Zózima Trupe com o espetáculo “A Cobradora”, nos dias 26 e 27/02, às 20h.
Após 18 anos tendo o ônibus e a cidade como mote para suas investidas e pesquisas cênicas, o grupo paulistano Zózima Trupe retoma seu espetáculo “A Cobradora”, para uma circulação com entrada gratuita em vários teatros da cidade e o Teatro Alfredo Mesquita será um deles.
A Zózima Trupe é um coletivo teatral paulistano reconhecido desde 2007 pela pesquisa que faz sobre o ônibus urbano como espaço cênico, um lugar democrático e descentralizado do fazer teatral. Dessa percepção, somada às muitas histórias ouvidas das cobradoras do Terminal Parque Dom Pedro, nasceu o espetáculo, o primeiro da companhia a ser realizado em um palco italiano.
Em cena, a personagem Maria das Dores, que se renomeia Dolores por não gostar de seu nome. E ela segue sendo Dolores, um nome que traz em si a dor das mulheres que ela representa e encerra em si todas as Marias e outras mulheres que circulam por uma cidade árida, composta por empregos destinados a homens e, outros, a mulheres. Subverter é a ordem do dia.
Sinopse
O espetáculo traz ao palco histórias narradas de muitas mulheres, representando desde figuras arquetípicas do universo feminino (como Eva ou Lilith), a figuras representativas do cotidiano urbano, construídas através de histórias orais de cobradoras de ônibus. A trabalhadora das catracas, que cobra o seu espaço numa sociedade patriarcal. Essa personagem cobra de si e do mundo os múltiplos desejos-sonhos que lhe foram roubados. Em cena, a mulher cobradora – a trabalhadora, mas também a insubmissa, que cobra seu direito pela dignidade, igualdade e justiça. Quais os espaços que a mulher pode ocupar?
SERVIÇO:
A Cobradora
Data: Dias 26 e 27/02
Horário: Quarta e quinta, às 20h.
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Retirada de ingressos: Telefone e Whatsapp (11) 94872-5023
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo/SP