Imagem: Divulgação
Interessados podem se inscrever até 22 de abril no site da UFRGS
A 14ª edição do Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania está com inscrições abertas até o dia 22 de abril, oferecendo formação gratuita e totalmente remota, com aulas entre 29 de abril a 30 de outubro de 2025.A formação busca ampliar o conhecimento sobre tributação, orçamento público e controle social, formando multiplicadores na área fiscal.
A iniciativa, que completa 10 anos, é organizada pela Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e pelo Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Receita Federal (10ª Região Fiscal), Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e o Instituto Justiça Fiscal (IJF).
O programa visa a fortalecer o debate sobre justiça tributária e estimular a participação da sociedade na fiscalização do uso dos recursos públicos. “A formação objetiva estimulara participação cidadã no acompanhamento das políticas públicas e ampliar a compreensão sobre a relação entre tributação e desenvolvimento social”, complementa a professora da UFRGS, integrante do IJF e coordenadora do curso pela UFRGS, a economista Rosa Chieza.
Metodologia e estrutura
Com 60 horas de duração, o curso é dividido em 12 aulas assíncronas e oferece certificado para os alunos que cumprem, no mínimo, 75% das tarefas propostas.
A formação inclui videoaulas, leituras complementares e atividades avaliativas, além de seis encontros síncronos opcionais para discussões e esclarecimento de dúvidas.
A programação traz temas como o sistema tributário nacional e a Reforma tributária recente e em curso; a tributação sobre a renda e patrimônio e seus reflexos na desigualdade social; o Orçamento público e transparência fiscal; os impactos da sonegação e evasão fiscal e as políticas sociais e seusimpactos sociais.
Aula inaugural
A aula inaugural será realizada no dia 29 de abril, às 19h, com uma palestra sobre “Tributação, Justiça Fiscal e Crise Ambiental: desafios”, com o professor da Universidade Federal de Goiás e do Observatório Brasileiro do Sistema Tributário, Francisco Mata Machado Tavares.
Francisco Mata Machado Tavares é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Fiscais e, em parceria com o Sindifisco Nacional, lidera o Observatório Brasileiro do Sistema Tributário.
Aberto a interessados de todo o país
O curso é voltado para estudantes, professores, servidores públicos, integrantes de conselhos municipais e estaduais, influenciadores e demais cidadãos interessados na área fiscal.
SERVIÇO:
Curso de Extensão em Educação Fiscal e Cidadania – 14ª edição
Inscrições: 9 a 22 de abril de 2025 no site de UFRGS.
(https://bit.ly/edufiscalinscricoes)
Aula inaugural dia 29 de abril, 19h – Link será enviado aos inscritos
Curso de 29 de abril a 30 de outubro de 2025 com 60 aulas remotas.
Informações: https://bit.ly/edufiscalfolder