Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Crédito: Giampaolo Becherini
Representante da terceira geração de dançarinas e dançarinos da dança butô, Yoshioka circula pelo Brasil com a apresentação do espetáculo “Before the Dawn” e atividades pedagógicas.
Nos dias 10 e 11 de outubro, às 20h, o SESC Santana recebe a dançarina Yumiko Yoshioka para a apresentação do espetáculo de dança “Before the Dawn”.
É consenso que a dança butô foi criada pelo japonês Tatsumi Hijikata(1928-1986), a partir do espetáculo “Kinjiki” ou “Cores Proibidas” (1959), em que contracenava com Yoshito Ôno. Hijikata criou as bases de butô (o seu primeiro espetáculo e os primeiros textos/manifestos sobre esta dança), mas nunca saiu do Japão e raramente deixou Tóquio, depois de chegar a esta cidade, em 1952, até a sua morte. A despeito disso, muitas dançarinas e muitos dançarinos ajudaram a disseminar esta manifestação globalmente.
O processo de internacionalização desta manifestação teve início na década de 1970. Neste contexto, dentre muitos eventos importantes, com frequência é lembrada a estreia, em Paris, em 1978, de “Le Dernier Éden: porte de l’au-delà”, com direção de Ko Murobushi (1947-2015) e sua performance em contracenação com Carlotta Ikeda (1941-2014) e Yoshioka Yumiko. Assim, Yoshioka tem seu nome registrado neste complexo processo em que o mundo globalizado conhece, absorve e, em via contrária, também influencia o desenvolvimento da dança butô.
Além disto, Yoshioka, residente entre Berlim e Tóquio, apresenta-se e ministra cursos nos cinco continentes. Por isto, ela é um nome fundamental para entender os complexos processos de trocas culturais que envolvem esta manifestação cênica, contemporaneamente.
Deste modo, a passagem da dançarina pelo Brasil deve atrair a atenção de espectadores e espectadoras que têm alguma familiaridade com a dança butô (muitos e muitas ainda guardam e memória das passagens de Kazuo e Yoshito Ôno, Ko Murobushi, dentre muitas obras apresentadas com importante impacto no país). Deve atrair a atenção, também, de pessoas ainda pouco afeitas ao butô visto que a obra de Yoshioka sustenta-se justamente num profícuo diálogo entre Oriente/Ocidente.
Numa rara oportunidade (a agenda da artista é disputada e fechada, às vezes, com anos de antecedência), o público brasileiro poderá acompanhar o espetáculo solo “Before the Dawn” e a sua atividade pedagógica. Segundo o ator e professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Eduardo Okamoto, o trabalho de Yoshioka sustenta-se justamente “neste equilíbrio entre as tábuas do palco e a sala de aula”. Os dois desenvolvem trocas desde 2004 e, mais intensamente, desde 2018, quando a obra da japonesa foi tema do Pós-doutorado de Okamoto na Goldsmiths University of London.
“Before the Dawn”
Yoshioka define o espetáculo como uma dança de metamorfose, onde a escuridão se dissolve na luz. Através de sua própria transformação, ela ilumina segredos em nossos corpos. Criaturas escondidas em nossas memórias esquecidas começam a reviver alegremente. Algo grotesco, mas estranhamente belo, captura nossa atenção. Não podemos deixar de ser cativados por essa força estranha, uma fonte de escuridão e luz.
As críticas pelo mundo não poupam elogios à obra. O Le Soleil, do Canadá, definiu o trabalho como um “momento mágico”, como um jogo entre o “caprichoso curso do tempo e as contradições da vida, desde a explosão até a meditação, da elevação ao grotesco”. [O espetáculo] “pode transformar a esperança em alegria e a tragédia, a morte em renascimento, como em um mesmo ímpeto.”
The Globe and Mail, também do Canadá, define a dançarina como “deslumbrante” e descreve o espetáculo como “o nível mais profundo de exploração do movimento e da investigação filosófica”.
Atividades pedagógicas
Para o pesquisador Eduardo Okamoto, que acompanha Yoshioka em suas atividades no Brasil, a pedagogia do butô é, historicamente, um importante modo do seu desenvolvimento. Primeiro, porque, inicialmente, Hijikata não só mirava novas coreografias e espetáculos, mas, sobretudo, imaginava novas corporeidades possíveis. Kazuo e Yoshito Ôno também desenvolveram práticas de ensino no Kazuo Ôno Dance Studio, em Yokohama, no Japão.
Neste contexto, Yoshioka tem importante papel. Ao articular a poética do butô com práticas corporais asiáticas (como Yoga e a Ginástica Noguchi – Noguchi Taisô), Yoshioka desenvolveu um modo próprio de ensinar que ela nomeia como “Ressonância Corporal”. Para ela, o corpo não somente é um meio de expressão artística, mas também um modo de “iluminar a vida”.
Na sua abordagem, o mundo, onde se inclui o corpo e a alma, consiste em ondas vibratórias que, como ecos, criam ressonância. Assim, a partir de relaxamento muscular, artistas podem receber imagens e sensações que dançam no seu corpo – ou que podem fazer o corpo dançar.
Nesta turnê, Yoshioka ministra cursos no festival Cena Contemporânea e em Campinas – onde, ao lado de Eduardo Okamoto e Adilson Nascimento, artistas brasileiros influenciados pelo estudo do butô, participa da residência “Ressonâncias do Butô”, no SESC. Yoshioka ainda ministra aulas na Unicamp e participa dos preparativos do novo espetáculo de Okamoto.
SERVIÇO
Dias: 10 e 11/10. Terça e quarta, às 20h.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Local: Teatro. 330 lugares. Livre.
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) R$ 12,00 (credencial plena)
Crianças até 12 anos não pagam.
Duração: 60 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento.
Estacionamento – R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 19 vagas
Para informações sobre outras programações acesse o portal Sesc SP.