Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Carlão do Peruche conversa sobre questões étnico-raciais – Foto:Felipe Araújo.
Programação gratuita traz espetáculos de música, teatro, dança, contação de histórias e aulas abertas de práticas manuais
Aberto neste último final de semana, dia 27 de outubro, o Sesc Casa Verde é a nova opção cultural e desportiva da zona norte da capital. Um espaço de arte, lazer e esporte situado no número 327 da avenida Casa Verde que os moradores do bairro e de todo o seu entorno já podem usufruir. Nesse início de atividades, a programação da Unidade dialoga com o samba paulistano com as tradições populares presentes em vários cantos do país. Confira abaixo as principais atividades da primeira quinzena do mês.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Pela agenda de shows e espetáculos, no feriado do dia 02/11, quinta-feira, o grupo étnico Pankararu fará uma apresentação, às 16h, da dança-ritual Toré, uma manifestação artística-religiosa da etnia que visa difundir sua cultura e disseminar seus valores.
Já no final de semana, dias 04 e 05/11 (sábado e domingo), às 15h, a Cia. São Jorge de Variedades interpreta o espetáculo teatral Festa dos Bárbaros. A peça é baseada em estudos sobre um evento histórico pouco conhecido, a chamada “Guerra dos Bárbaros”, e faz uma analogia com a “Jurema Sagrada”, árvore considerada guardiã da cultura ancestral nordestina.
Uma atividade que promete colocar a criançada para dançar é a aula aberta Arcos e Brincadeiras com Fitas, que vai utilizar materiais de arraiais de brincadeiras populares, como do Cavalo Marinho, manifestação cultural típica dos trabalhadores rurais do norte de Pernambuco e do sul da Paraíba que envolve performances dramáticas, poéticas, musicais e coreográficas, com sessão no dia 04/11 (sábado), às 14h30.
O coletivo Terça Afro promove série de bate-papo sobre questões étnico-raciais na perspectiva de pessoas negras. A cada semana, um convidado diferente vai dialogar, refletir e trocar experiências com o público. Os encontros ocorrem aos sábados, às 11h. Confira a agenda: Carlão do Peruche (04/11), Vó Tutu (11/11), Adyel Silva (18/11) e Akins Kinte (25/11).
Entre os cursos e oficinas, destaque para a atividade prática Escultura Popular em Madeira com o pesquisador Tayoguara Schiavoto, que irá apresentar os aspectos formais e práticos envolvidos na criação de esculturas em madeira. Serão três aulas, todas às terças-feiras, às 10h30, a começar no dia 07/11.
Na área de tecnologias e artes, o Ateliê de Impressões: O que Fica do Carnaval será ministrado por educadoras do Sesc. A partir da gravura em madeira e matrizes alternativas, as memórias de carnavais podem ser preservadas e compartilhadas. A oficina começa no dia 08/11, com encontros às quartas-feiras do mês de novembro, às 14h.
No dia 09/11 (quinta-feira), às 14h, a atividade Gráfica Popular Risográfica: Layout Caprichoso e Cartaz Garantido, ministrada pela Risotropical, a criar layouts a partir da iconografia do Festival de Parintins, como cartazes dos bois protagonistas da festa folclórica amazonense.
Das atividades para as crianças, tem o grupo indígena Kariri-Xocó que vai trazer sua cultura musical para o Sesc Casa Verde a partir do dia 09/11. Em Brincando com os Kariris-Xocós, eles convidam crianças e os responsáveis a conhecerem o dia a dia desse povo originário da região de Alagoas. Contos, cantos e poesias de autores indígenas ganham vida e dão leveza e alegria ao cotidiano retratado nas obras literárias. Ao todo serão três encontros, sempre às quintas-feiras, às 17h, até dia 23/11.
Das opções de shows e espetáculos da semana, no dia 11/11 (sábado), tem show do coletivo Ponto BR, reconhecido como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira e que reúne guardiões da cultura tradicional brasileira, em especial das regiões norte e nordeste. Marcado para 16h, o concerto vai reunir nomes como Mestre Walter do Estrela Brilhante do Recife (PE), Mestra Zezé de Iemanjá da Casa Fanti Ashanti (MA) e Ribinha de Maracanã de São Luís (MA), em diálogo com a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder O Rocha, o suíço radicado no Brasil Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes.
A programação completa com os dias e horários das atividades está disponível na página do Sesc Casa Verde na internet.
Serviço
Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bilheteria: terça a sexta, 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751. 70 vagas.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site
Facebook
Instagram: @sesccasaverde