• 5 de novembro de 2024

Sesc Casa Verde prestigia alas de compositores de escolas de samba paulistanos no projeto Canetas de Ouro

Encontro de Pavilhões/Unidos do Peruche – Foto: Bruna Damasceno

Com curadoria de Tadeu Kaçula, Canetas de Ouro reverencia o legado de poetas agremiados das escolas de samba da Zona Norte entre os meses de fevereiro a maio. No primeiro encontro em fevereiro, Unidos do Peruche convida Camisa Verde e Branco

 

De fevereiro a maio, o Sesc Casa Verde promove o projeto Canetas de Ouro, uma reunião de sambas e sambistas das Alas de Compositores das escolas de samba da Zona Norte de São Paulo. O primeiro encontro conta com a presença da ala de compositores da Unidos do Peruche convidando a Camisa Verde e Branco neste sábado, dia 24 de fevereiro, às 16h, na Arena do Sesc Casa Verde. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

Com curadoria do sambista e sociólogo Tadeu Kaçula, o projeto tem como objetivo a promoção da diversidade musical e a valorização da produção criativa desses profissionais das letras, e se organiza em forma de convite de uma ala de compositores tradicional à outra ala para a criação de uma roda de samba afetiva e compartilhada, de respeito e prestígio à tradição e legado do samba paulistano.

Os encontros acontecem no último sábado de cada mês até maio, às 16h, na Arena do Sesc Casa Verde e o projeto conta com outras três apresentações: Morro da Casa Verde convida Rosas de Ouro no dia 30 de março, Império da Casa Verde convida X9 Paulistana no dia 27 de abril e a Mocidade Alegre convida Acadêmicos do Tucuruvi no dia 25 de maio.

Fundada em 1956 por personalidades emblemáticas da Casa Verde, como João Cândido e Seu Carlão, a Unidos do Peruche é uma das alas de compositores mais antigas entre as escolas tradicionais e contou com compositores e intérpretes renomados, como Geraldo Filme e Jamelão. A Camisa Verde e Branco, escola mais antiga participante do projeto, com sede na Barra Funda, região central de São Paulo, possui a ala de compositores considerada uma das mais importantes e criativas do Carnaval paulistano. As alas de compositores da Morro da Casa Verde, Rosas de Ouro e da bicampeã do Carnaval de São Paulo Mocidade Alegre trazem os traços melódicos dos bairros da Casa Verde, Limão e Brasilândia na manutenção da tradição e do legado de compositores como Zeca da Casa Verde e Royce do Cavaco. X9 Paulistana, Acadêmicos do Tucuruvi e Império de Casa Verde somam na pavimentação do legado do samba paulistano através da criatividade e inovações características de suas identidades.

Serviço:
Canetas de Ouro
Local: Arena

Grátis 
Unidos do Peruche convida Camisa Verde e Branco – 24/2. Sábado, 16h
Morro da Casa Verde convida Rosas de Ouro – 30/3. Sábado, 16h
Império da Casa Verde convida X9 Paulistana – 27/4. Sábado, 16h
Mocidade Alegre convida Acadêmicos do Tucuruvi – 25/5. Sábado, 16h
Sesc Casa Verde
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site: sescsp܂org܂br/casaverde
Facebook: facebook܂com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde

Read Previous

BSP oferece curso gratuito de Ilustração de Poemas

Read Next

Centro de pesquisas oferece cursos gratuitos para autodidatas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular