Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Foto: Divulgação
Na obra, o jornalista Luciano Matos revê a trajetória da cantora e analisa a explosão do axé em todo o país após um show em 1992 que parou a principal avenida da capital paulista
No quarto livro da coleção Discos da Música Brasileira, O canto da cidade: da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury, o jornalista baiano Luciano Matos entrevistou artistas e compositores – como Letieres Leite (1959-2021), Carlinhos Brown e Margareth Menezes – para recontar a história e os bastidores do disco e do estilo que surgiu na Bahia e ganhou as ruas pelo Brasil. Publicado inicialmente em e-book, a versão impressa tem lançamento na quarta-feira, dia 06 de março, às 17h, na Arena do Sesc Casa Verde, com a presença do autor Luciano Matos e do cantor Tonho Materia para debate, sessão de autógrafos e venda de exemplares.
O livro tem como ponto de partida um show da cantora realizado em São Paulo, no vão do Masp. Em junho de 1992, ela, ainda pouco conhecida do grande público, parou a Avenida Paulista em pleno meio-dia, mas sua apresentação foi interrompida, após 40 minutos, por conta da enorme concentração de pessoas e da forte vibração sonora que poderia abalar a estrutura do museu. É justamente a partir desse fato que contribuiu para a consolidação da chamada axé music que Matos conta a história de Daniela e do álbum O canto da cidade.
Entretanto, como a história é sempre maior e mais abrangente do que as 12 faixas de um disco, o autor volta às origens do que seria absorvido por essa cena musical que surgia: os blocos afro. No livro, o autor reconta a trajetória de seus maiores representantes na capital baiana, como Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Muzenza e Ara Ketu, e volta à origem da batida de Neguinho do Samba, Mestre Jackson e Ramiro Musotto que somou aos timbaus e repiques da levada do reggae uma poderosa batida grave de surdos, dando vez ao samba-reggae.
Além de se enveredar pelos meandros da axé music, Luciano Matos aborda o embranquecimento promovido por esta indústria e seu modus operandi e realiza um robusto documentário sobre o momento de maior visibilidade e popularidade do ritmo baiano e seus participantes.
O livro, que será vendido no evento, também pode ser adquirido nas unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal online da Loja Sesc.
Serviço
Lançamento do livro “O canto da cidade”, com Luciano Matos e Tonho Materia
Data: 06/3. Quarta-feira, 17h
Local: Arena
Grátis
Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751. 70 vagas.