• 21 de setembro de 2024

Monólogo de Carlos Escher, “O SAPATEIRO RUÇO”, estreia temporada no Teatro Alfredo Mesquita

Foto: Alicia Peres

O espetáculo é livremente inspirado no conto “O Sapateiro e a Força Maligna”, de Anton Tchekhov

 

Peça infantojuvenil livremente inspirada no conto “O Sapateiro e a Força Maligna” de A. P.  Tchekhov, “O Sapateiro Ruço” estreia no Teatro Alfredo Mesquita aos finais de semana, sábados e domingos, às 16h, de 13 até 28 de julho.

O espetáculo é uma fábula sobre um sapateiro, negro e pobre que às vésperas de Natal precisa cumprir o compromisso de entregar um par de botas, a um misterioso cliente. Exausto e inconformado Antônio contesta a sua condição de ter de trabalhar enquanto os outros se divertem. Ocupado por sua insatisfação e fantasiando uma vida melhor, ele não consegue concluir sua tarefa. Cansado, adormece e mergulha num sonho fantástico, em que o mundo se apresenta cheio de oportunidades, aventuras fartas e prazerosas. É neste sonho, entretanto, que uma criatura mágica, poderosa e desafiadora aparece e o faz se questionar sobre as diferenças sociais. Será que Antônio cede às tentações e vende sua alma em troca de uma vida melhor?

Carlos Escher e Cássio Brasil, amigos e parceiros artísticos de longa data e com uma origem social em comum, realizaram nesta adaptação teatral para crianças o desejo de trabalhar juntos em todo processo de criação e realização de um espetáculo.

Escolheram a fábula do sapateiro Antônio por abordar temáticas contemporâneas como a desigualdade social, os privilégios e o mundo do trabalho, por meio de um desenho narrativo delicado e lúdico. “São temas reflexivos que normalmente não são apresentados ao público infantil, mas que valorizam o saber, a inteligência e as capacidades das crianças”, declara o diretor Cássio Brasil.

Em “O Sapateiro Ruço”, todos os elementos da encenação (dramaturgia, atuação, cenografia, figurino, música, iluminação) resultam de processo coletivo de pesquisa e experimentação na sala de ensaio.

Baseada nas carroças e palcos mambembes da Idade Média, uma estrutura cenográfica giratória pretende chamar à atenção das crianças, fazendo com que cada cena se desenrole em lugares distintos, com as inúmeras personagens da história, todas interpretas pelo ator Carlos Escher.

Serviço
Estreia 13 de julho, às 16h
Temporada de 13/07 a 28/07
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo/SP.
Ingressos: R$20,00 inteira e R$10,00 meia–entrada
Capacidade – 198 pessoas
Recomendação: Livre| Duração: 50min

Read Previous

Shopping Metrô Tucuruvi oferece aulas de dança gratuitas com a campanha #ESCOLHASEMOVIMENTAR

Read Next

Governo de SP abre 5,5 mil vagas para cursos gratuitos do Google Cloud com foco em nuvem e IA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular