Foto: Getty Images
A feira é realizada pelos trabalhadores rurais sem terra no chamado cinturão verde da região metropolitana de São Paulo
No dia 30/03, domingo, das 11h às 15h, acontece a Feira Agroecológica na área de Convivência do Sesc Santana (Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana). A feira oferece frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, como resultado de um processo de manejo sustentável, e tem alimentos cultivados por trabalhadores rurais sem terra no chamado cinturão verde da região metropolitana de São Paulo, especificamente em dois espaços: na Comuna da Terra Irmã Alberta, em Perus, e na Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha.
Ambas as iniciativas se relacionam com propostas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de integrar populações que experienciam condições precárias nas grandes cidades em projetos de reforma agrária na região metropolitana, elemento que é evidenciado no caráter urbano de tais espaços produtivos.
Nesse sentido, o cultivo agroecológico tem como premissas a oferta de produtos a preços justos e sem intermediários, a organização livre por meio de associações e cooperativas de economia solidária, a valorização dos saberes das comunidades e a preservação da biodiversidade. Fortalecer esse tipo de cultivo e promover o consumo consciente, que tem por base o estabelecimento de uma relação de confiança com o produtor, são os objetivos dessa ação.