• 22 de setembro de 2024

Bando Golíardis estreia espetáculo de circo “Cansei de ser Partner” no Teatro Alfredo Mesquita

Foto: Divulgação/Bando Goliardis

“Cansei de ser Partner” reflete sobre o trabalho invisível imposto às mulheres na sociedade

 

De 26 a 28 de janeiro de 2024 (sexta-feira a domingo), com entrada gratuita, o Bando Golíardis (@bandogoliardis) estreia o espetáculo “Cansei de Ser Partner” no Teatro Alfredo Mesquita, que fica em Santana.

A temporada de estreia segue com apresentações nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa; 15 a 17 de fevereiro no Teatro Flávio Império, em Cangaíba; e de 20 a 22 de fevereiro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, São Paulo. Encerrando a temporada, o grupo se apresenta de 23 a 25 de fevereiro no Centro Cultural da Diversidade, no Bom Retiro, São Paulo.

O espetáculo “Cansei de ser Partner” usa a comicidade para inspirar reflexões sobre as relações de gênero e o quanto as mulheres são colocadas como coadjuvantes ao longo da vida, ao se dedicarem aos bastidores da existência, sendo responsáveis pelo cuidado e até por trabalhos invisíveis e não remunerados que giram em torno do homem.

Partner é um termo inglês que significa parceira ou parceiro. Alguém que, tanto no circo como na televisão, auxilia os artistas em suas apresentações. É a pessoa que prepara o terreno, que levanta a bola a ser cortada, que põe a mesa para o grande momento da celebração”, comenta o Bando Golíardis.

Fazendo uma analogia com a figura de “partner”, muito conhecida através do circo e dos programas de auditório brasileiros, com a dita “função social” das mulheres na sociedade, a montagem questiona o quanto a posição de partner é imposta ao gênero feminino ao longo da vida.

“Para além das conhecidas Paquitas, Chacretes e Panicats nesse Brasil afora, quantas mulheres são obrigadas a largar tudo para cuidar da comida do homem, da roupa do homem, da casa do homem, dos filhos do homem, e porque não do próprio homem”, explica o grupo.

“Cansei de ser Partner” joga luz à realidade de tantas mulheres com suas cargas invisíveis à sociedade, que seguem desvalorizadas por trabalharem no que, ignorantemente, consideramos os bastidores da vida. Aquelas que estão nas coxias preparando tudo para quando as cortinas se abrirem e o espetáculo começar, mas que ao final, não recebem os devidos aplausos.

O espetáculo coloca os homens como os herdeiros de Adam – analogia a Adão, o grande doador de costelas, que acabam ocupando lugares forjados por si próprios, buscando benefícios.

“Parcerias são necessárias, mas é preciso refletir porque essa tal função ‘partner’ sempre é destinada apenas às mulheres que, além de tudo, são cobradas a serem bonitas, graciosas, não demonstrar os traços naturais do envelhecer, usar roupas que desenhem seus corpos”, finaliza o grupo.

As ações fazem parte do projeto “Cansei de Ser Partner”, contemplado pela 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de São Paulo.

Serviço:
Estreia do espetáculo “Cansei de ser Partner”, com Bando Golíardis
Duração: 60 minutos
Grátis
Classificação etária: acima de 12 anos
Quando: 26 a 28 de janeiro de 2024
Horário: sexta-feira e sábado às 21h, domingo às 19h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita- Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo/SP.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=FImrqpbS0QY

Read Previous

Governo de SP abre inscrições para curso de capacitação com foco em reabilitação de pessoas com deficiência visual

Read Next

Tietê Plaza anima a família com a atração lúdica “Era Uma Vez”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular