• 14 de maio de 2025

BibliON: Leitura gratuita e de qualidade com diversos títulos em acervo digital

Fotos: Divulgação

Biblioteca digital tem novos títulos em seu acervo, com obras premiadas, entrevistas históricas e conteúdos para todas as idades

 

Plataforma pública de leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela SP Leituras, a BibliON acaba de disponibilizar novos títulos em seu acervo digital gratuito. A iniciativa é um convite para quem busca momentos de lazer, conhecimento e reflexão — a qualquer momento do dia a dia.

Com acesso gratuito e 100% digital, a BibliON oferece livros para todos os gostos, idades e interesses. Os recém-chegados ao catálogo reforçam esse compromisso com a diversidade de gêneros e autores, proporcionando ao público a chance de descobrir novas leituras sem sair de casa — ou de onde estiver.

Entre os destaques, estão obras como O rochedo de Tânios, de Amin Maalouf, premiado romance ambientado no Líbano do século XIX; Euletéria, de Allegra Hyde, que propõe uma reflexão sobre ativismo climático e utopias modernas; a entrevista completa de Susan Sontag à revista Rolling Stone, um mergulho raro no pensamento da intelectual; e o livro Clubes de leitura: uma aposta nas pequenas revoluções, de Janine Durand, leitura essencial para mediadores e apaixonados por encontros literários.

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.

Read Previous

Roda de samba e bate-papo sobre a trajetória do samba na zona norte, no Sesc Casa Verde

Read Next

Quiche: Confira 4 passos para fazer uma receita de aspargos e brócolis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular