• 22 de janeiro de 2025

Cia. Arthur-Arnaldo propõe discutir polarização e discurso de ódio no espetáculo ‘Eu Não Sou Só Isso’

Foto: Ana Helena Lima

Espetáculo gratuito estará neste final de semana no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana

 

O Teatro Alfredo Mesquita recebe neste final de semana o espetáculo “Eu Não Sou Só Isso”. As apresentações gratuitas acontecem de 29 de setembro a 1º de outubro, com sessões na sexta e sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h.

A montagem integra espectadores no palco e plateia – para problematizar a polarização existente na sociedade. Inspirado no teatro de Handke e Brecht, o espetáculo usa os mecanismos de ambos para falar dos tempos atuais

Em tempos de polarização política e ideológica, a Cia. Arthur-Arnaldo está interessada em fazer o movimento inverso. Por meio do espetáculo “Eu Não Sou Só Isso”, o grupo pretende aproximar as pessoas ao mostrar que elas têm mais em comum do que imaginam.

É um espetáculo para o público assumir uma posição, seja de lugar (palco ou plateia) ou ideológica. Os espectadores são convidados a mudarem de assento ao longo da encenação, aproximando-se ou distanciando-se de acordo com suas opiniões. O que determina esta movimentação são os mais diversos critérios estabelecidos no jogo teatral proposto, como por exemplo, se os espectadores irão se sentar em cadeiras no palco ou na plateia.

Os pontos de partida de “Eu Não Sou Só Isso” foram os escritos do austríaco Peter Handke. “Em 1960, ele publicou um conjunto de textos chamados Peças Faladas (Predição, Autoacusação, Insulto ao público e Gritos de Socorro). A Cia reuniu jovens paulistanos para, a partir desse material, criar um espetáculo com dramaturgia inédita que dialogue com a juventude de hoje”, comenta Tuna Serzedello, codiretor ao lado de Carú Lima. Os dois também integram o elenco.

Juntam-se à dupla os jovens intérpretes Aruan Alvarenga, Carla Dionísia, Dom Capelari, Marcos Paulo e Leticia Ray, com suas diferentes experiências de vida. “Durante as leituras, percebemos que o que aproximava nossos atores do Handke era a idade e um certo espírito contestador da juventude. Quando lançou as Peças Faladas, o autor tinha 23 anos e estava se opondo ao teatro didático de Bertolt Brecht (1898-1956)”, explica Serzedello.

Sinopse:
Existe saída para a polarização da sociedade? Como reverter o processo que reduziu nossas identidades múltiplas a uma coisa só? “Eu Não Sou Só Isso”, propõe à plateia um jogo que inspira a pensar que as coisas que nos separam podem ser menos importantes do que aquilo que temos em comum.

SERVIÇO:
Eu Não Sou Só Isso
Data: 29/09 a 01/10, sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 19h.
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo/SP
Ingresso: Gratuito | Retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência

Read Previous

Dia Mundial do Idoso: Médica dá dicas reais para um envelhecimento mais ativo

Read Next

Dia das Crianças: Horto Florestal anuncia agenda com 3ª Corrida Trimais Kids e apresentação gratuita da Fada Cabrinha Kids

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular