• 22 de janeiro de 2025

Com baixo volume de doadores, GSH Banco de Sangue de São Paulo e banco de sangue do A.C.Camargo Cancer Center pedem ajuda para a situação crítica

Foto: Reprodução/Internet

 

Se antes de julho os estoques sanguíneos já vinham enfrentando um desequilíbrio, em razão da escassez de doadores, agora, a situação é ainda mais crítica no GSH Banco de Sangue de São Paulo. O período de férias escolares, os dias mais frios e as doenças respiratórias típicas da estação colaboraram para o agravamento dessa situação.

De acordo com a instituição, somente neste mês, as doações sofreram uma baixa adicional de 20%, índice que, somado ao déficit que já vinha enfrentando de 50%, resulta em um saldo de 70% abaixo do nível ideal. “Isso significa que estamos chegando ao final julho com uma média de apenas 48 doações de sangue por dia, quando o esperado são 160 coletas diárias”, exemplifica Janaína Barbosa, líder de captação do Banco de Sangue.

Diante desse cenário, o GSH Banco de Sangue de São Paulo faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta neste momento. O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende a mais de 50 hospitais da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

Também em estado crítico, O Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center está com baixo volume de doadores e, por isso, pede atenção e mobilização da população. O tipo O negativo e as plaquetas são as principais demandas, mas todas as doações são necessárias.

A instituição pede por doações com urgência, pois os pacientes oncológicos necessitam fazer quimioterapia/radioterapia durante o tratamento, o que pode levar à queda da produção do próprio sangue, causando anemia ou plaquetopenia, e à necessidade de transfusão. Sangramentos causados pelo tumor também podem acontecer e a necessidade de manter reservas de sangue para realizações de cirurgias é algo constante. Além disso, os pacientes com câncer sofrem redução do nível de plaquetas no sangue em decorrência do tratamento oncológico e do próprio diagnóstico. Cerca de 60% das transfusões realizadas no A.C. Camargo Cancer Center são de plaquetas.

“Podemos dizer que o paciente oncológico é um grande ‘consumidor’ de plaquetas e, por isso, é tão importante manter nossos estoques de sangue constantes”, explica a Dra. Marta Lemos, médica responsável pelo Banco de Sangue da instituição.

Para informações sobre os requisitos para doção, entrar em contato com as instituições:
GSH Banco de Sangue de São Paulo
Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso
Tel.: (11) 3373-2000
Atendimento: Diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h. Estacionamento gratuito no local.

Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábado, das 8h às 15h. (não abre aos domingos e feriados).
Endereço: Rua Castro Alves, 131, Aclimação, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2189-5000 (opção 5)
Saiba todos os critérios no Link.

Read Previous

Com acrobacias e comicidade, peça “O Poste” é atração no Sesc Santana  

Read Next

Com passagem por 26 países, espetáculo “Tomate, puro tomate” é destaque no Sesc Santana 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular