• 28 de janeiro de 2025

Com humor e crítica social, “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” faz curta temporada no Teatro Alfredo Mesquita

Foto: Divulgação

O espetáculo tem olhar atento para a crítica social, com trechos de humor ácido e reflexivo

 

Comédia irreverente que combina humor, ilusionismo e crítica, o espetáculo “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” terá quatro apresentações gratuitas no Teatro Alfredo Mesquita, de 31 de outubro a 3 de novembro.

Priscila Senegalho, diretora da Trupe do Fuxico, assina o texto e a dramaturgia da montagem, além de dar vida à protagonista, a Palhaça Funúncia.

Com um olhar atento para a crítica social, com trechos de humor ácido e reflexivo, a encenação dialoga diretamente com questões contemporâneas – desconstruindo os estereótipos e as pressões sociais que historicamente moldaram o papel das mulheres na sociedade.

“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” tem orientação cênica de Daniela Rocha-Rosa, de reconhecida trajetória em circo e teatro, que explora diversas linguagens artísticas para chegar a uma abordagem única, que celebra a diversidade e a liberdade feminina, provocando risos e reflexões em igual medida.

Também integram o projeto Ana Cool, com extensa carreira nas artes circenses, especialmente nas técnicas de double trapézio e lira, criando movimentos que complementam a narrativa de forma vibrante e dinâmica; e as artistas convidadas Fabiana Pimenta e Furcifer Scher.

Fabiana é uma atriz militante que traz ao palco sua vivência como mulher negra, gorda e lésbica, enquanto Furcifer, artista transfeminina, enriquece a performance com sua pesquisa em dramaturgia do movimento e técnicas de malabarismo.

Mais sobre o espetáculo
A narrativa do espetáculo gira em torno de Funúncia, uma palhaça que busca seu amuleto da sorte em meio a um cenário repleto de memórias e tradições familiares. Neste contexto, ela reflete sobre as expectativas impostas às mulheres.

A peça utiliza a linguagem circense e o humor para explorar temas como feminilidade, liberdade, empoderamento e a desconstrução de padrões patriarcais que, apesar dos avanços, ainda persistem em diferentes formas.

Funúncia interage com objetos e figuras simbólicas, como um rádio e quadros de familiares, que representam as vozes e normas tradicionais que ela tenta entender e superar.

“O espetáculo não se limita a uma simples crítica ao patriarcado, mas também resgata a ancestralidade e a força das mulheres que marcaram a história, ao mesmo tempo em que faz uma ponte com as lutas contemporâneas por igualdade e autonomia”, comenta Priscila Senegalho.

Ao abordar de forma lúdica e crítica a relação entre o passado e o presente “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” questiona as normas de comportamento e, por fim, convida o público a refletir sobre a identidade feminina.

Ficha Técnica:
Orientação Cênica: Dani Rocha-Rosa
Dramaturgia: Priscila Senegalho
Coreografias: Ana Cool
Figurino: Chris Galvan
Cenário: Karine Lopes
Elenco: Priscila Senegalho, Fabiana Pimenta e Fuscher Scher

Serviço:
“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido”
Temporada: De 31 de outubro a 3 de novembro
Horário: Quinta, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.
Gratuito
Classificação: 12 anos
Duração: 65 minutos
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana,  São Paulo/SP
Capacidade: 198 lugares
Vídeo do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=ymAh_EmZQk4&ab_channel=FuxiconaRede

Read Previous

Ovo: A deliciosa solução nutricional para o bem-estar do seu pet

Read Next

Escola da zona norte da capital fica no top 3 entre as melhores escolas do mundo em 2024

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular