• 22 de janeiro de 2025

Com Vilma Melo, o espetáculo gratuito “Mãe de Santo” estreia no Teatro Alfredo Mesquita

Foto: Daniel Leite/@danielleite

Escrito a partir de textos e relatos da filósofa Helena Theodoro, monólogo joga luz sobre o papel poderoso e fundamental da mulher negra na sociedade

 

Baseado em textos e relatos da filósofa, Helena Theodoro, que reflete e celebra sobre o papel fundamental e sagrado da mulher negra, o espetáculo “Mãe de Santo” estreia dia 17/04, às 21h, no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana.

Ressignificar e enaltecer o poder da mulher preta na condução de suas comunidades é o grande mote do monólogo “Mãe de Santo”. A montagem já diz a que veio ao escalar Vilma Melo, primeira atriz negra a vencer o Prêmio Shell (2017), para interpretar uma e, ao mesmo tempo, várias mulheres pretas. No Rio de Janeiro, o monólogo já passou pela Casa de Cultura Laura Alvim, Teatros Ipanema e Glauce Rocha. Além da temporada carioca, o espetáculo se apresentou no Festival Mindelact, que acontece há 22 anos, em Cabo Verde, no FESTIVAL FESTIJ, em Angola, e no Teatro da Cia do Chapitô, em Portugal.

A peça traz um posicionamento firme e de orgulho das histórias contadas e passadas por gerações e documentando como as mulheres afro-brasileiras são diálogos, corpos sagrados e que utilizam o homem como complemento de suas narrativas e vivências. Com direção geral de Luiz Antonio Pilar, o espetáculo foi escrito pela autora teatral Renata Mizrahi a partir de textos e relatos da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro, que celebrou seus 80 anos em 2023.

“Mãe de Santo” é para além do arquétipo, das vestimentas e acessórios característicos da religião. O espetáculo mostra que essas mulheres também vivenciam o particular – carregam tristezas, perdas, felicidades, medos, angústias e papéis importantes na sociedade. Apesar de estereotipadas, essas figuras religiosas são plurais e, muitas vezes, não recebem o acolhimento de que necessitam. Mas, mesmo assim, ressignificam suas histórias em prol do viver individual e do coletivo existentes nas comunidades que lideram. Com “Mãe de santo”, a atriz Vilma Melo foi indicada aos prêmios APTR 2022 e Shell 2023 na categoria “Melhor Atriz”.

Sinopse
Mãe de Santo” chama a atenção do olhar com os olhos de ver. A peça é baseada nas vivências da filósofa, escritora e professora Helena Theodoro e de outras mulheres, como a própria atriz que a interpreta, Vilma Melo, por meio de uma personagem muito empoderada, que, ao dar uma palestra internacional, entrelaça as histórias, provocando sobre o que realmente interessa contar e mostrar. O que se espera de uma mulher que nunca foi uma coisa só? Mãe, professora, empregada, mãe de santo, estudante. Quantas histórias cabem em uma única vida?

SERVIÇO
Espetáculo: “Mãe de Santo”
Data: 17 de abril – quarta-feira às 21h
Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1.770 – Santana – São Paulo
Telefone: (11) 2221-3657
Duração: 50 minutos
Ingressos: Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Redes sociais: @maedesanto.teatro

Foto: Guga Melgar

Read Previous

Serasa Experian lança série “Atenção! Isso é Fraude” para alertar consumidores

Read Next

Shopping Metrô Tucuruvi prepara a primeira edição da “Temporada Gastrô”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular