• 21 de novembro de 2024

Confira a programação das Fábricas de Cultura da ZN com shows, dança, exposição e muito mais

Souto MC – Foto: Resize Image

Na programação há exposição que mescla pichação e cultura indígena, shows com Souto MC e Siba Puri, batalha de rimas e dança do passinho

O público não pode deixar de passar nas Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – durante o mês de abril. Confira algumas opções para se divertir na Zona Norte:

A exposição “OÎMOMARÃ: manter-se vivo na adversidade” da artista e MC Sarah Key, atuante no movimento hip-hop e multiartista, apresenta o movimento da pichação em paralelo com o movimento indígena como ferramentas diretas de reivindicação e retomada de territórios. A artista coloca a pichação como uma forma de contestar como as grandes cidades foram construídas em cima de florestas e rios. O público poderá visitar a exposição até 27 de abril, das 9h às 18h, na Fábrica de Cultura Jaçanã. Sarah é indígena e mantém a própria grife.

Em abril, a atividade mensal BiblioVisita leva os frequentadores da biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha para a exposição “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou” em cartaz no Instituto Moreiras Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista. Os interessados devem se inscrever na recepção da biblioteca. São 40 vagas e os participantes têm transporte e lanche. A visita será no dia 26, sexta-feira, a partir das 13h.

Ainda no dia 26, o público poderá aproveitar dois shows na Fábrica de Cultura Jaçanã que celebram o Dia dos Povos Indígenas (19/04). A partir das 19h, a cantora, percussionista, arte-educadora, produtora e diretora musical Siba Puri apresenta um show imperdível ao unir elementos da cultura pernambucana e jamaicana com a arte ancestral dos Puri, povo originário do sudeste brasileiro. Mais tarde, às 20h, é a vez de Souto MC animar o público do Jaçanã. Desde o primeiro single em 2014, Souto abriu o próprio caminho no rap paulistano, levando de forma independente o empoderamento, característica constante do trabalho que vem realizando. Em 2019, lançou o primeiro disco intitulado “Ritual”, onde fala sobre o resgate de sua ancestralidade indígena.

E o hip-hop continua na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com a 100ª edição da Batalha de Rima na Fábrica, no sábado, 27/04, às 14h30. Os encontros mensais da Batalha buscam dar espaço para MC’s da região na pegada freestyle. Nesta edição comemorativa o público poderá assistir batalhas dos manos, das minas, das monas e mais atrações convidadas.

No dia 30, terça-feira, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a dançarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de Danças Negras, tradicionais e urbanas Jô Gomes para uma Oficina de Passinho. A aula será das 19h às 21h e não é necessário se inscrever, bastando comparecer na Fábrica no horário.
Confira a programação completa do mês no site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO
Gratuito
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Read Previous

Abril Laranja: Prefeitura realiza segunda edição do Cuida Pet SP com serviços gratuitos na zona norte

Read Next

Canetas de Ouro: Acadêmicos do Tucuruvi convida X9 Paulistana para roda de samba com as alas de compositores no Sesc Casa Verde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular