Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Foto: iStock/ Pavel1964
Região da cidade tem espaços arborizados e variedade de trajetos para diferentes tipos de corredores
Apesar da agitação urbana, a cidade de São Paulo reserva cantos especiais para os amantes de atividades físicas, em especial a corrida. Com tantas avenidas e parques, o que não faltam são bons trajetos para a prática.
A zona norte possui uma variedade de opções para os praticantes, desde rotas urbanas até parques naturais. Repleta de bairros históricos e importantes, a região oferece diversos percursos que atendem corredores com diferentes níveis de experiência e condicionamento físico.
Três desses caminhos são imperdíveis para quem mora ou quer conhecer a região e oferecem belas paisagens e opções de lazer para o pós-treino durante o caminho.
Avenida Braz Leme
A Avenida Braz Leme tem uma pista de corrida no seu canteiro central que se estende da ponte da Casa Verde até a Praça Heróis da FEB. Com uma distância total de 3,4 km, é uma rota ideal para corredores intermediários.
Nomeada em homenagem ao bandeirante paulista Brás Esteves Leme, a avenida foi construída em 1970 e hoje é uma via larga e arborizada. Além da pista de corrida, ela oferece uma ciclovia, equipamentos de ginástica gratuitos e uma variedade de bares e restaurantes.
Apesar do movimento de veículos e cruzamentos, a área destinada aos corredores e ciclistas é separada, o que garante segurança. No entanto, à noite, alguns trechos costumam estar mal iluminados, e por isso é recomendado que a prática seja feita durante a manhã ou tarde.
Avenida Engenheiro Caetano Álvares
Outra opção para os corredores na ZN é a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, que oferece uma pista de cimento no canteiro central. Ela vai do bairro do Mandaqui até o bairro do Imirim, totalizando cerca de 8 km de ida e volta. É uma ótima opção para conhecer novos espaços de lazer da capital paulista.
O percurso é marcado por uma paisagem arborizada, mas também contém diversos cruzamentos que exigem atenção redobrada dos corredores. No entanto, conta com a presença de uma ciclovia ao longo do trajeto, o que amplia as opções de exercício físico. Após a corrida, ainda é possível aproveitar a noite em um dos bares da região ou experimentar um restaurante diferente.
Horto Florestal
Para quem gosta de correr mais próximo da natureza, o Horto Florestal é uma excelente opção por ser um ambiente tranquilo longe da agitação da cidade. Localizado em uma área extensa de Mata Atlântica, o parque oferece uma variedade de pistas asfaltadas interligadas.
As opções de corrida incluem trajetos planos ao redor dos lagos e das quadras de futebol, além de áreas mais desafiadoras com subidas e descidas. Para quem está começando, este ponto é muito benéfico, pois é possível escolher o nível de dificuldade da prática.
Com uma infraestrutura completa, com banheiros, bebedouros e áreas de descanso, o parque é o local ideal para os corredores que querem uma experiência mais tranquila.
Do corredor iniciante ao experiente, há sempre uma rota adequada na ZN que atende às necessidades dos treinos e proporciona uma experiência gratificante. A variedade de largas avenidas e espaços arborizados permite a prática de exercício físico e contato com a natureza gratuitamente na cidade.
Para quem mora na região, correr ao ar livre proporciona um contato maior com os comércios locais e traz benefícios para a saúde física e mental. Já para os moradores de outras regiões conhecer essa parte da cidade pode significar novas possibilidades de lazer e a descoberta de outras vivências.