• 22 de janeiro de 2025

Consumo de milho dispara no Brasil: Confira 3 receitas para consumir o ano todo

Foto: Divulgação/Pixabay

A Kicaldo oferece receitas para fazer utilizando o grão que tem sua colheta nesta época do ano

 

O consumo global de milho deve aumentar 25% nos próximos dez anos, saindo de 1,144 bilhão de toneladas em 2021 para 1,430 bilhão de toneladas em 2030, de acordo com projeções do Rabobank no relatório “Perspectiva da competitividade regional do milho até 2030. Ainda segundo o levantamento, existe uma previsão de consumo recorde de milho no Brasil em 2024, estimado em 85 milhões de toneladas.

O consumo do grão é realizado em todo o país e durante este período das festas juninas e julinas, se intensifica. Entre enfeites, músicas e trajes característicos da época, estão as comidas mais tradicionais que são feitas de mandioca, amendoim e, principalmente, milho.

No mesmo período, acontece a colheita do grão, que se tornou tradição em pratos como curau, bolo de fubá, canjica, entre outros. Além do sucesso que ele faz entre os foliões por conta do seu sabor, o alimento também é considerado um dos mais nutritivos, além de uma importante fonte de energia, rico carboidratos, proteínas, vitaminas A, B1, C e magnésio. Por conta do seu baixo índice glicêmico, ele é uma ótima opção para quem tem diabetes.

Diante da alta no consumo e para reforçar todos os benefícios que oferece à saúde, a Kicaldo, líder no segmento de feijões, separou 3 receitas com o grão que podem ser facilmente reproduzidas em casa, junto da família. Confira:

Canjica de doce de leite
Muito conhecida por esquentar os brasileiros nos dias frios, a canjica é indispensável durante o São João. Popularmente chamada de mungunzá pelos nordestinos, pode ser feita com milho branco ou amarelo. Apesar de ter um preparo simples, a iguaria demanda tempo e deve ser consumida com moderação, já que geralmente é acompanhada de alimentos mais calóricos. Veja a seguir como fazer:
Ingredientes:
-1 1/2 xícara (chá) de milho para canjica branca
-1 litro de água
-1 litro de leite
-Cravo
-2 paus de canela
-600 g de doce de leite
-1 xícara de amendoim triturado
Modo de preparo:
Ferva 1 1/2 xícara (chá) de milho para canjica branca em 1 litro de água ou até ficar macia, adicione mais água, caso necessário. Depois, escorra a água e coloque 1 litro de leite, 1 colher (chá) de cravo e 2 paus de canela. Aqueça a mistura até ferver e adicione 600 g de doce de leite. Mexa bem até engrossar a canjica. Em seguida, acrescente 1 xícara de amendoim triturado e misture bem.

Farofa flocão de milho com paio
A farofa é uma receita super brasileira presente inclusive no guia de alimentação para a população, criado pelo Ministério da Saúde. Consumida em todas as épocas do ano como acompanhamento de diversas refeições, é muito associada a preparação de outro sucesso das festividades juninas: o cuscuz. Por não conter glúten, a farinha é uma ótima alternativa para quem é alérgico a essa substância. Confira uma receita exclusiva e fora do tradicional com o ingrediente.
Ingredientes:
-Paio
-5 dentes de alho
-1 cebola
-2 colheres de manteiga
-250 g de flocão
Modo de preparo:
Corte o paio em cubos, triture 5 dentes de alho e 1 cebola. Depois acrescente os ingredientes em uma panela com 2 colheres de manteiga (sopa) e deixe dourar. Reserve essa primeira receita.
Em outra panela derreta 2 colheres de manteiga (sopa) e adicione 250 g de flocão. Mexa sem parar por 10 minutos e após esse tempo junte todos os ingredientes. Misture tudo por 5 minutos até a farofa ficar levemente torrada.

Pipoca de alecrim com limão
Impossível ir em uma festa junina e não encontrar uma barraquinha de pipoca. Com muitas possibilidades de combinação doces e salgadas, esse é um aperitivo rápido e simples de preparar. Confira a seguir uma receita para fugir da clássica pipoca de cinema, mas que é tão gostosa quanto:
Ingredientes:
-3 colheres de sopa de óleo
-1/3 de xícara de milho para pipoca Kicaldo
-3 colheres de sopa de manteiga
-1/2 colher de chá de raspas de limão
-1 colher de sopa de suco de limão
-Raminhos de alecrim fresco
-Pimenta-do-reino a gosto
-Sal a gosto
Modo de preparo:
Estoure ⅓ de xícara de milho para pipoca e depois reserve em uma assadeira. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e adicione as raspas de limão, o alecrim fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe por mais 4 minutos e despeje o molho de limão sobre a pipoca. Mexa delicadamente e leve ao forno por 20 minutos.

Read Previous

Profissional explica qual a ligação de infecções dentárias com doenças cardíacas

Read Next

Faculdade Anhanguera Santana oferece atendimento psicológico para população

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular