• 22 de janeiro de 2025

Descubra as bibliotecas da Zona Norte de São Paulo: mais do que apenas leitura

BSP – Foto: Luiz Barrionuevo/iStock

É possível se divertir e conhecer novas atividades nos espaços públicos voltados para cultura

 

São Paulo é uma cidade vibrante e cheia de vida que oferece opções culturais para todos os gostos. Para os amantes da leitura, a capital paulista tem um verdadeiro tesouro de bibliotecas espalhadas pela cidade.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, esses espaços não são bons apenas para quem quer ler. É possível explorar outras atividades interessantes nas bibliotecas e ainda conhecer novas opções para um passeio cultural na Zona Norte de São Paulo. O Projeto Biblioteca Viva, da Prefeitura de São Paulo, leva diferentes espetáculos teatrais e shows as bibliotecas, possibilitando a utilização dos espaços para atividades culturais, principalmente para a garotada.

Algumas bibliotecas, por exemplo, oferecem sessões de cinema em que é possível assistir a filmes clássicos e contemporâneos. Normalmente, são aquelas que estão dentro de parques ou outros espaços culturais na cidade.

Após as exibições, podem também ocorrer debates entre os participantes, promovendo uma rica troca de ideias e opiniões sobre o filme assistido. Essa é uma ótima oportunidade para ampliar o repertório cultural e interagir com outras pessoas.

Além disso, muitas bibliotecas disponibilizam outros tipos de materiais para empréstimo além dos livros. Dá para encontrar DVDs, CDs, jogos de videogame, câmeras, ferramentas e até instrumentos musicais. Isso pode ser extremamente útil para diversos projetos e hobbies.

As bibliotecas paulistas também são lugares em que é possível se divertir jogando. Existem opções de jogos de tabuleiro, cartas e xadrez, que são ideais para grupos. Algumas delas ainda possuem laboratórios de criação, nos quais é possível aprender e desenvolver novas habilidades, tornando o ambiente mais dinâmico.

Pensando em utilidade, o serviço de impressão é outro recurso valioso oferecido por algumas bibliotecas. Isso facilita a realização de projetos educacionais e criativos, sendo uma ferramenta incrível para estudantes e pessoas que ainda precisam ou gostam de materiais físicos.

Outra possibilidade é usar o espaço para deitar ou cochilar. Essa opção é mais facilmente encontrada no ambiente universitário, no qual há espaços destinados ao descanso. Esse tipo de serviço é particularmente útil em bibliotecas que funcionam 24 horas, proporcionando um ambiente mais confortável e acolhedor para seus usuários.

Uma das melhores bibliotecas da região é a BSP – Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, em Santana, é um espaço moderno e acolhedor. Inaugurada em 2010, ela possui um acervo diversificado, com cerca de 35 mil itens, incluindo livros em braile, DVDs, CDs e audiolivros.

Com mais de 90 computadores disponíveis para acesso gratuito à internet, a biblioteca também oferece atividades como sessões de cinema e jogos de tabuleiro. A BSP foi finalista do Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo, na Feira do Livro de Londres. Ela fica na Avenida Cruzeiro do Sul, número 2.630, e funciona de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.

Confira a relação de bibliotecas na Zona Norte de São Paulo:
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elisio Teixeira Leite, 1.470 – Freguesia do Ó/Vila Brasilândia

Biblioteca Álvares de Azevedo
Praça Joaquim José da Nova, s/nº – Vila Maria

Biblioteca Augusto dos Anjos – CEU Paz
Rua da Paz, 7 – Vila Brasilandia/Jardim Paraná

Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1.425 – Pirituba

Biblioteca do CEU Freguesia
Rua Jacutiba, 167 – Parque São Luis

Biblioteca do CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105 – Jardim Guapira – 02274-100

Biblioteca do CEU Jardim Paulistano
Rua Aparecida do Taboado, s/nº (altura do nº 300) – Brasilândia

Biblioteca do CEU Parque Novo Mundo
Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria

Biblioteca do CEU Tremembé
Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra

Biblioteca Jayme Cortez do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 (ao lado do terminal Cachoeirinha) – Vila Nova Cachoeirinha

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Praça Comendador Eduardo Oliveira, s/n – Parque Edu Chaves

Biblioteca Menotti Del Picchia
Rua São Romualdo, 401 – Limão

Biblioteca Narbal Fontes
Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170 (com entrada também pela Rua Estefânia Mendes Pereira, 54) – Santana

Biblioteca Nuto Sant’Anna
Praça Tenório Aguiar, 32 – Santana

Biblioteca Pedro da Silva Nava
Av. Eng. Caetano Álvares, 5903 – Mandaqui

Biblioteca Sylvia Orthof
Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi

Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua Dr. Arthur Fajardo, 447 – Freguesia do Ó

Explorar as bibliotecas da cidade, em especial as diversas que existem na ZN, é uma excelente maneira de descobrir novas atividades e aproveitar o tempo. Seja assistindo a um filme, assistindo um show ou espetáculo, jogando ou simplesmente relaxando com uma boa leitura, as bibliotecas oferecem cultura e entretenimento gratuito para todos.

Read Previous

Pérfida Iguana homenageia o histórico Ballet IV Centenário em “Fantasias Brasileiras”, na Vila Guilherme

Read Next

Jovens da Capital contarão com mutirão de emprego com mais de 200 vagas em comemoração ao Dia Internacional da Juventude

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular