Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
BSP – Foto: Luiz Barrionuevo/iStock
É possível se divertir e conhecer novas atividades nos espaços públicos voltados para cultura
São Paulo é uma cidade vibrante e cheia de vida que oferece opções culturais para todos os gostos. Para os amantes da leitura, a capital paulista tem um verdadeiro tesouro de bibliotecas espalhadas pela cidade.
Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, esses espaços não são bons apenas para quem quer ler. É possível explorar outras atividades interessantes nas bibliotecas e ainda conhecer novas opções para um passeio cultural na Zona Norte de São Paulo. O Projeto Biblioteca Viva, da Prefeitura de São Paulo, leva diferentes espetáculos teatrais e shows as bibliotecas, possibilitando a utilização dos espaços para atividades culturais, principalmente para a garotada.
Algumas bibliotecas, por exemplo, oferecem sessões de cinema em que é possível assistir a filmes clássicos e contemporâneos. Normalmente, são aquelas que estão dentro de parques ou outros espaços culturais na cidade.
Após as exibições, podem também ocorrer debates entre os participantes, promovendo uma rica troca de ideias e opiniões sobre o filme assistido. Essa é uma ótima oportunidade para ampliar o repertório cultural e interagir com outras pessoas.
Além disso, muitas bibliotecas disponibilizam outros tipos de materiais para empréstimo além dos livros. Dá para encontrar DVDs, CDs, jogos de videogame, câmeras, ferramentas e até instrumentos musicais. Isso pode ser extremamente útil para diversos projetos e hobbies.
As bibliotecas paulistas também são lugares em que é possível se divertir jogando. Existem opções de jogos de tabuleiro, cartas e xadrez, que são ideais para grupos. Algumas delas ainda possuem laboratórios de criação, nos quais é possível aprender e desenvolver novas habilidades, tornando o ambiente mais dinâmico.
Pensando em utilidade, o serviço de impressão é outro recurso valioso oferecido por algumas bibliotecas. Isso facilita a realização de projetos educacionais e criativos, sendo uma ferramenta incrível para estudantes e pessoas que ainda precisam ou gostam de materiais físicos.
Outra possibilidade é usar o espaço para deitar ou cochilar. Essa opção é mais facilmente encontrada no ambiente universitário, no qual há espaços destinados ao descanso. Esse tipo de serviço é particularmente útil em bibliotecas que funcionam 24 horas, proporcionando um ambiente mais confortável e acolhedor para seus usuários.
Uma das melhores bibliotecas da região é a BSP – Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, em Santana, é um espaço moderno e acolhedor. Inaugurada em 2010, ela possui um acervo diversificado, com cerca de 35 mil itens, incluindo livros em braile, DVDs, CDs e audiolivros.
Com mais de 90 computadores disponíveis para acesso gratuito à internet, a biblioteca também oferece atividades como sessões de cinema e jogos de tabuleiro. A BSP foi finalista do Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo, na Feira do Livro de Londres. Ela fica na Avenida Cruzeiro do Sul, número 2.630, e funciona de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
Confira a relação de bibliotecas na Zona Norte de São Paulo:
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elisio Teixeira Leite, 1.470 – Freguesia do Ó/Vila Brasilândia
Biblioteca Álvares de Azevedo
Praça Joaquim José da Nova, s/nº – Vila Maria
Biblioteca Augusto dos Anjos – CEU Paz
Rua da Paz, 7 – Vila Brasilandia/Jardim Paraná
Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1.425 – Pirituba
Biblioteca do CEU Freguesia
Rua Jacutiba, 167 – Parque São Luis
Biblioteca do CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105 – Jardim Guapira – 02274-100
Biblioteca do CEU Jardim Paulistano
Rua Aparecida do Taboado, s/nº (altura do nº 300) – Brasilândia
Biblioteca do CEU Parque Novo Mundo
Avenida Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria
Biblioteca do CEU Tremembé
Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra
Biblioteca Jayme Cortez do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 (ao lado do terminal Cachoeirinha) – Vila Nova Cachoeirinha
Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Praça Comendador Eduardo Oliveira, s/n – Parque Edu Chaves
Biblioteca Menotti Del Picchia
Rua São Romualdo, 401 – Limão
Biblioteca Narbal Fontes
Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170 (com entrada também pela Rua Estefânia Mendes Pereira, 54) – Santana
Biblioteca Nuto Sant’Anna
Praça Tenório Aguiar, 32 – Santana
Biblioteca Pedro da Silva Nava
Av. Eng. Caetano Álvares, 5903 – Mandaqui
Biblioteca Sylvia Orthof
Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua Dr. Arthur Fajardo, 447 – Freguesia do Ó
Explorar as bibliotecas da cidade, em especial as diversas que existem na ZN, é uma excelente maneira de descobrir novas atividades e aproveitar o tempo. Seja assistindo a um filme, assistindo um show ou espetáculo, jogando ou simplesmente relaxando com uma boa leitura, as bibliotecas oferecem cultura e entretenimento gratuito para todos.