Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Imagens: Divulgação/Prefeitura de SP
A programação cultural presencial terá Contação de Histórias, Circo, Sarau, Teatro, Bate-Papo, Cultura Popular, Bebêleteca entre outras atividades
A Prefeitura de SP, através do programa Biblioteca Viva, oferece diversas atividades gratuitas nas bibliotecas. Segue a programação cultural das bibliotecas da Zona Norte.
Cantos e Contos: O peixe que queria voar – Coletivo Fanfarrosas
Nas profundezas profundas do mar havia um peixe que tinha o sonho de voar, com essa ideia um pouco diferente, os outros peixes começaram a se intrigar, pois nisso jamais poderiam acreditar, afinal como poderia um peixe aprender a voar?
A história nos mostra de forma sensível a importância de acreditarmos nos nossos sonhos e os desafios da vida que encontramos no caminho para realizá-los. Com o uso de personagens, bonecos e muita musicalidade criamos um momento lúdico de diversão e aprendizado. Classificação indicativa: Livre – primeira infância. Duração: 50 minutos
Dia 17 de julho às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Descobrindo nossos Tesouros: Histórias do nosso povo – Cia Caruru
Em nossa caça ao tesouro as moedas de ouro são os mais diversos elementos pertencentes à cultura africana e afro-brasileira. Escavaremos memórias, contando as histórias do nosso povo, compondo nosso baú de riquezas com conhecimento por meio das palavras, curiosidades, músicas e brincadeiras. Nosso maior tesouro será a descoberta de nossas origens e culturas. Classificação indicativa: Livre – crianças. Duração: 50 minutos.
Dia 11 de julho às 14h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 18 de julho às 14h – Biblioteca Jayme Cortez
Dia 19 de julho às 11h – Biblioteca Narbal Fontes
Quem tem medo do porco mau? – Para Crianças Corajosas
Três lobinhos resolvem sair de casa para viverem suas vidas e construírem suas casas, mas sempre atentos ao grande perigo que podem encontrar pelo caminho: o Porco Mau. Um porco faminto e assustador, capaz de fazer de tudo e derrubar qualquer casa que estiver pela frente, só para devorar os três lobinhos’
Uma história interativa, emocionante e explosiva, que permeada de muito Rock N ‘Roll e Heavy Metal, promete divertir crianças de todas as idades. Baseado no livro “Os três lobinhos e o porco mau” escrito por Eugene Trivizas e publicado pela Editora Brinque Book. Classificação indicativa: Livre – crianças. Duração: 40 minutos.
Dia 10 de julho às 10h – Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 10 de julho às 14h – Biblioteca Pedro Nava
Tudo do avesso – Tá na Boca do Conto
Tudo do avesso! é uma história onde tudo está trocado, as canções conhecidas se misturam, formando uma nova canção, o lobo se cansa de ser vilão e resolve recontar sua história e a chapeuzinho escolhe caminhos diferentes e com outras cores, tudo isso num jogo com as crianças, no qual elas podem corrigir a história, intervir e escolher caminhos novos. As brincadeiras musicais junto com os elementos teatrais são a linguagem que melhor se comunica com a primeira infância fazendo com que as crianças se envolvam e consigam interagir, brincar, pular e cantar. Classificação indicativa: Livre – primeira infância. Duração: 60 minutos.
Dia 17 de julho às 9h – Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 31 de julho às 10h – Biblioteca Brito Broca
Mulheres na Ciência – Palhaça Olga (Sílvia Brunello)
Espetáculo da palhaça Olga sobre a participação das mulheres nas Ciências. Como referência serão abordadas as biografias de Marie Curie e Rosalind Franklin, duas cientistas muito importantes para a humanidade. A ideia da atividade é despertar no público o interesse, a participação e o prazer pelas histórias e pela Ciência, através de uma encenação interativa, divertida e que provoca reflexões. A apresentação é composta por diversos elementos: encenação de maneira lúdica e poética, perguntas sobre os temas abordados, músicas, brincadeiras, conversas, escuta ativa e afetiva, e é claro, muita palhaçada e diversão! Classificação indicativa: Livre – jovens. Duração: 50 minutos.
Dia 16 de julho às 14h30 – Biblioteca Menotti Del Picchia
Aya – Palavras Que Resistem e Florescem – Sarau das Pretas
Com um repertório de poemas e músicas autorais, saúda as palavras de mulheres pretas que resistiram e floresceram ao longo do tempo, inspirando o florescimento de artistas pretas da atualidade. É também uma performance de agradecimento ao público que acompanha a coletiva ao longo de oito anos. Toda a estrutura da apresentação tem como fio condutor os ensinamentos da filosofia Adinkra, com enfoque no ideograma Aya, que representa a persistência e a superação necessárias para que mulheres pretas sigam ecoando a sua voz e fortalecendo a sua
existência. Classificação indicativa: Livre – jovens. Duração: 45 minutos.
Dia 10 de julho às 14h – Biblioteca Narbal Fontes
Um Canto para Carolina – Cia dos Inventivos
Três irmãos recebem de presente o primeiro exemplar da publicação de um livro-diário escrito por sua mãe, Carolina. Mergulhados naqueles registros, revivem suas histórias de luta por uma vida melhor. “Um Canto para Carolina” é inspirado na obra “Quarto de despejo“ de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras negras do Brasil Classificação indicativa: Livre – jovens. Duração: 50 minutos.
Dia 25 de julho às 14h – Biblioteca Sylvia Orthof
BebêLêteca – Engatinhando com as histórias
O projeto BebêLêteca é uma vertente do projeto Primeira Infância, que é composto por eventos voltados ao público com faixa etária de 0 a 6 anos. Com um acervo diversificado e compreendendo a leitura como brinquedo e a prática da mediação de leitura literária como brincar, o grupo Simbora! convoca a primeiríssima infância e os seus responsáveis para a atividade engatinhando com as histórias. Nela, contamos com uma equipe de mediadores de leitura interagindo com o público participante, ofertando as narrativas literárias, propondo descobertas e conversas sobre os textos lidos e com brincadeiras direcionadas aos bebês e crianças bem pequenas, simbora? Classificação indicativa: Livre – primeira infância. Duração: 90 minutos.
Dia 6 de julho às 11h – Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 27 de julho às 11h – Biblioteca Érico Veríssimo
Bate-papo – Conversa com Carla Brandão
A roda de conversa Amiga Coragem se propõe a levar conceitos da inteligência emocional para crianças, familiares e educadores de forma lúdica tendo como pano de fundo o livro AMIGA CORAGEM, escrito por Carla Brandão e lançado em março de 2023. Esse bate-papo leva ao público infantil a possibilidade de encontrar respostas, caminhos e obter dicas e estímulos para manter a coragem que é nata do ser humano, mas que vai dando lugar ao medo conforme os anos vão passando. Dessa forma, o adulto consegue obter da criança as respostas para algumas atitudes e apresentar para elas meios de se expressar e entender os próprios sentimentos. Classificação indicativa: Livre – crianças. Duração: 60 minutos.
Dia 3 de julho às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de julho às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Bate-papo – Conversa com Alonso Alvarez
Conversa com o escritor Alonsoo Alvarez, que nasceu em São Paulo, capital. É escritor, editor e ex-livreiro, fundador da livraria artepaubrasil. Com a coleção ptyx, venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial e o Prêmio Classic de Artes Gráficas. Publicou, entre outros livros, o juvenil o encanto da lua nova, selecionado pela FNLIJ para participar do catálogo e da 43rd Bologna Children’s Book Fair 2006, e o infantil Era uma vez duas linhas, finalista do 55o Prêmio Jabuti 2013 ? Categoria Infantil. Participou do Haicais tropicais, em 2018, pelo selo Boa Companhia, da Companhia das Letras. Em 2022 lançou o romance Peg Pag, editora Iluminuras. Classificação indicativa: Livre – adolescentes. Duração: 90 minutos.
Dia 10 de julho às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna
Dia 17 de julho às 14h – Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 30 de julho às 14h – Biblioteca Jayme Cortez
Bate-papo – Conversa com André Gravatá
André Gravatá conversa sobre as origens da sua poesia, que estão nas suas vivências na periferia de São Paulo, nas suas raízes nordestinas (seus pais são migrantes de uma região do sertão baiano chamada Paripiranga) e na sua paixão pela natureza. André vai abordar também a potência da poesia como uma forma de perceber o mundo, reviver memórias do corpo e do território, aguçar os sentidos e nos aproximar. Classificação indicativa: Livre – jovens. Duração: 2 horas.
Dia 26 de julho às 14h – Biblioteca Nuto Sant’Anna