• 5 de novembro de 2024

Escovar os dentes do pet é uma expressão de amor

A tutora Juliana Bonetto escova os dentes de um dos seus cães usando dedeira – Foto: Arquivo Pessoal

O hábito diário vai além de eliminar o incômodo mau hábito: ele protege o bicho de estimação de doenças que podem ser até fatais

A necessidade da escovação diária da dentição dos pets vai muito além do incômodo ao tutor do mau hálito do animal. Uma gengivite, uma cárie ou a dor que o cão ou gato venham a sentir sem que o humano perceba faz o bichinho sofrer e pode até mudar de personalidade. A saúde bucal dos amados amigos de quatro patas deve ser uma preocupação vital para garantir seu bem-estar e qualidade de vida. As veterinárias especializadas Daniela Formaggio e Clarisse Moreira Teixeira, do Hospital Veterinário Taquaral de Campinas, destacam que a importância da prevenção, tratamento adequado e higienização regular evita problemas bucais que podem afetar a saúde geral dos animais de estimação.

Prevenção é a chave
Assim como em seres humanos, a prevenção desempenha um papel crucial na manutenção da saúde bucal de cães e gatos. As veterinárias recomendam iniciar uma rotina de cuidados bucais desde cedo, idealmente quando são filhotes. Isso ajuda os animais a se acostumarem com a manipulação da boca e a escovação dos dentes. A dica das especialistas é fazer da escovação uma experiência positiva, recompensando o filhote com carinho e petiscos após cada sessão.
“Comece aos poucos, com deslocação suave, muito carinho e gestos de brincadeira. Vá ampliando a área da escovação e os movimentos a cada dia, até que ele se habitue e toda a dentição, enfim, seja abrangida. Esse deve ser um momento de dedicação ao pet”, ensina Clarice, especializada em saúde oral veterinária.
Daniela complementa: “Esse ritual diário é uma demonstração de amor ao seu pet e não pode ser feito às pressas”, lembra a médica especializada em felinos, oncologia e anestesiologia veterinária.

Doenças relacionadas a problemas bucais
Problemas bucais não tratados podem levar a sérias complicações de saúde em cães e gatos. Além do mau hálito, condições como gengivite, periodontite e infecções dentárias podem afetar órgãos vitais, como coração e rins, devido à disseminação de bactérias através da corrente sanguínea. Portanto, o cuidado bucal não se limita apenas à boca, mas influencia a saúde geral do animal.

Como deve ser feita a higienização
A escovação regular dos dentes é a maneira mais eficaz de prevenir problemas bucais em cães e gatos. Use uma escova de dentes e pasta de dente específicas para animais de estimação, pois as pastas de dente humanas podem ser tóxicas para eles. Dra. Clarice enfatiza que se o animal tiver algum tipo de alergia à pasta disponível nos petshops, que o produto pode ser manipulado em farmácias veterinárias e isentos de sabores ou fragrâncias.
Além disso, existem produtos mastigáveis e brinquedos projetados para ajudar a limpar os dentes dos animais. Mas somente eles não completam a higienização. Consulte sempre um veterinário para escolher o melhor método para o seu pet, levando em consideração sua idade, raça e necessidades específicas.

Higienização bucal que salva vida
Cliente do Hospital Veterinário Taquaral há 15 anos, a fisioterapeuta Juliana Bonetto ama animais e tem vários em casa. Depois de uma vivência marcante de um cãozinho que estava à beira da morte por apresentar diversos problemas de saúde, a equipe veterinária, que já tinha tratado e medicado diversos sintomas, alertou a tutora sobre a última tentativa que seria anestesiar o pet para fazer uma profunda higienização bucal. Sem outra saída, Juliana apostou na expertise das especialistas e recorreu ao procedimento para tentar prolongar-lhe a vida. “Dias depois da cirurgia, inacreditavelmente ele foi melhorando e teve de volta a alegria que dor lhe tinha roubado. Foi um ensinamento para mim e nunca mais deixei de cuidar da higiene bucal dos meus animais”, conta.
O engenheiro Allan Viola adotou o Fidel já adulto e se esmera em cuidar do seu pet de forma admirável. Também cliente do Hospital Veterinário Taquaral há quatro anos, obedece fielmente as recomendações das veterinárias. Ele seguiu as orientações das especialistas de como iniciar a escovação mesmo sendo Fidel já adulto e hoje o hábito da higienização bucal é um momento de alegria e união entre os dois. A veterinária Daniela conclui: “Quem ama, cuida”, resume.

Mais informações:
Hospital Veterinário Taquaral
YouTube
Instagram: @hvtcampinass
Facebook
site

Read Previous

Secretaria da Cultura do Governo de SP lança websérie para crianças no YouTube

Read Next

Santander Track&Field Run Series realiza etapa Center Norte III com modalidade kids e pet

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular