Ó, abre alas – Foto:Kaji
Agenda ainda conta com atividades voltadas para literatura e cultura hip-hop nas Fábricas de Cultura
No mês de fevereiro, as Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis, estarão recheadas de oficinas, música e livros para divertir todos os públicos em um esquenta de Carnaval. Confira alguns destaques:
Fábricas de Cultura da Zona Norte
A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha convida todos para participar da 1ª comissão de frente da Biblioteca. Na oficina Criando o meu primeiro Carnaval, o público produzirá um enredo e uma criação coreográfica, elementos que destacam as Escolas de Samba, com foco na cultura afro-brasileira. A atividade acontece dia 11, terça-feira, às 14h30.
Na unidade Brasilândia, a ação Carnavalize envolverá a turma presente na cultura carnavalesca com dois dias de atividades, sábado (15) e domingo (16), às 10h e às 14h30, respectivamente. Os participantes poderão aproveitar uma apresentação musical, uma oficina de customização de roupas e adereços, além de encontrarem recursos para a criação de instrumentos musicais. Essa agenda conta com interpretação em Libras.
Literatura e Carnaval se encontram no dia 18, terça-feira, às 14h, na Fábrica de Cultura Vila Cachoeirinha com o lançamento do livro Folia e Fantasia. A autora da obra, Patrícia Gonçalves, acompanhada de sua equipe, utilizam o teatro musical para realizar uma contação a partir da obra recém-lançada. Além disso, a criançada poderá participar de uma oficina de confecção de máscaras e colorir as ilustrações do livro.
Também haverá oficina de máscaras de Carnaval na Fábrica de Cultura Jaçanã. A equipe de biblioteca ensinará aos participantes a criar os enfeites por meio do artesanato no dia 26, quarta-feira, a partir das 14h.
O Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia, entra no ritmo com literatura e música no dia 27, quinta-feira. A atividade Carnaval literário dá espaço à contação de história sobre o Rei Momo, que descobre o roubo de todos os adereços e as máscaras do grande desfile, e participa de uma oficina para criar os enfeites roubados. A atividade acontece às 9h e às 13h30.
Mais tarde, às 18h30, o Núcleo Taipas promove a ação Grito de Carnaval. A comunidade poderá se divertir com sambas enredos consagrados e marchinhas tradicionais apresentadas ao vivo pelo grupo Boêmios, oriundos de blocos carnavalescos das zonas Norte e Oeste.
A música carnavalesca continua na Fábrica de Cultura Jaçanã na sexta-feira, 28, às 10h, com a atividade Ó, abre alas. A diversão ficará por conta das marchinhas clássicas e novos hits apresentados pelo Dj Lenno, com instrutores de dança que ensinarão as coreografias de zumba e fit dance. Já a Biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia promoverá atividades criativas para entrar na Folia do carnaval no dia 28, sexta-feira, às 14h.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010
Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia
Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640