• 22 de janeiro de 2025

Fábricas de Cultura aquecem a folia do Carnaval nas periferias e região metropolitana de São Paulo

Bloco Jah É – Foto: Divulgação

Público poderá aproveitar a diversão do carnaval com blocos tradicionais das regiões onde as Fábricas de Cultura estão inseridas, além de oficinas

“Em fevereiro, tem carnaval” e as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis – vão fazer muita folia, nos bairros onde estão localizadas, para divertir crianças, jovens e adultos. Tudo gratuito! Confira alguns destaques por região.

A Biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia realiza no dia 9, sexta-feira, às 10h, a Oficina de Máscaras de Carnaval que permitirá ao participante explorar a criatividade e diversos materiais. Também no dia 9, mas na Fábrica de Cultura Jaçanã, acontece o Carnaval é na Fábrica. Neste encontro, o público poderá pular com as tradicionais marchinhas, com os novos hits, além de vestir a melhor fantasia para aproveitar o esquenta carnavalesco A celebração vai das 10h até às 14h.

No dia 10, sábado, é a vez da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha se juntar à festa com o Carnaval na Fábrica, a partir das 14h30. Quem guiará a diversão é o Bloco Jah É, tradicional da zona norte, que trará seu repertório reggae music embalado pela contagiante batida do samba reggae baiano.

A biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã também realizará diversas ações. No dia 15, quinta, das 14h às 16h, os frequentadores da biblioteca poderão visitar a exposição Festas, Sambas e outros Carnavais, em cartaz no Sesc Casa Verde, que reúne obras do acervo de cultura popular do Museu do Pontal, objetos e documentação sobre as festas típicas brasileiras. Os interessados devem se inscrever na biblioteca até o dia 15/2. São 30 vagas, e a atividade inclui lanche e transporte. No sábado, 17, às 14h, acontece o Sarau de Máscaras, em que o público traz as próprias máscaras para apresentar intervenções musicais, literárias ou visuais.

O dia 24, sábado, será marcado por dobradinha especial na Fábrica de Cultura Brasilândia. A partir das 11h tem a Oficina de Construção de instrumentos com materiais reciclados, ministrada pelo grupo Baque CT. Neste encontro, além de aprender a construir os instrumentos, os participantes também descobrirão mais sobre o samba, maracatu, samba-reggae e outras manifestações culturais relacionadas ao Carnaval. Ao final, todos se juntam para um cortejo musical pela Fábrica. Mais tarde, às 14h, começa o CarnaBraza, o bloco da Fábrica que sairá pelas ruas da Brasilândia junto com o Bloco Unidos do Guraú e membros das escolas de samba da região.

E a Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha faz o Carnaval na Biblio: da brincadeira ao bloquinho no dia 28, quarta, às 14h30. Na atividade, a criançada celebrará o período e inspirada pela obra “12 brincadeiras africanas e indígenas” de Rogério Andrade Barbosa e Yaguarê Yamã.

Confira a programação completa do mês no site do programa Fábricas de Cultura.

Serviço:
Gratuito
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Read Previous

Se a humanidade está fadada ao fracasso, por que ainda precisamos defendê-la?

Read Next

Carnaval na Cidade reunirá grandes artistas e importantes marcas em sua quinta edição no Centro Esportivo Tietê

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular