Fotos: Andressa Santos
A contação é gratuita em todas as bibliotecas e fala sobre etarismo e preconceito
Helena Black, a drag queen contadora de histórias, personagem criada pelo ator e educador Paulo Reis, está de volta ao projeto Biblioteca Viva, nas Bibliotecas Municipais de São Paulo, com uma nova aventura para encantar a criançada.
Em maio, Helena Black apresenta uma nova história em “Meu Avô Samantha”, inspirada no livro de Cláudia Naoum, em bibliotecas de várias regiões da cidade com acesso gratuito, atração para toda a família. As unidades contempladas na zona norte da cidade são: Biblioteca Thales Castanho de Andrade (27/5, às 14h), Biblioteca Brito Broca (28/5, às 10h) e Biblioteca José Mauro Vasconcelos (29/5, às 14h). E encerrando a circulação, Helena Black desembarca no centro, na Biblioteca Monteiro Lobato (30/5, às 14h).
Helena Black é uma caixeira viajante que percorre o mundo colhendo histórias, e de sua mala ela vai retirando histórias que são as memórias dos lugares por onde passou. Vários artifícios colaboram para o encantamento na contação das histórias: objetos, acessórios, bonecos e músicas. Helena Black canta, conta e encanta o público, conduzindo-o para uma viagem ao lúdico e ao imaginário.
Sinopse:
Era uma vez um avô, sua neta Helena e um gato. O avô e a menina tinham algo em comum, a procura por um objeto perdido: a peruca do avô Samantha. Em uma casa mágica os três descobrem durante a busca o significado de palavras como ‘ajuda’, ‘respeito’ e ‘afeto’. Será que é possível encontrar algo que talvez nem tenhamos perdido, apenas não sabemos aonde está?
O avô precisa encontrar a peruca de sua drag queen Samantha, e a neta o ajuda na busca. Existe um suspeito pelo desaparecimento: o gato. Nessa aventura, Helena Black explora a relação afetiva entre as crianças e seus avós, o respeito às pessoas velhas e às suas escolhas, mostrando que o amor é o que deve prevalecer. Bonecos criados especialmente para esta história representam as três personagens, auxiliando na performance de Helena Black, cativando e envolvendo ainda mais as crianças.
Serviço:
Helena Black em Meu Avô Samantha
Acesso gratuito.
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos.
Programação:
Dia 27 de maio – Terça, às 14h – Biblioteca Thales Castanho de Andrade – Rua Dr. Artur Fajardo, 447 – Freguesia do Ó (ZN). SP/SP.
Dia 28 de maio – Quarta, às 10h – Biblioteca Brito Broca – Avenida Mutinga, 1425 – Vila Pirituba (ZN). SP/SP.
Dia 29 de maio – Quinta, às 14h – Biblioteca José Mauro Vasconcelos – Praça Com. Eduardo de Oliveira, S/N – Pq. Edu Chaves (ZN). SP/SP.
Dia 30 de maio – Sexta, às 14h – Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque (Centro). SP/SP.