Foto: Divulgação/VR Editora
Escrito por André Catarinacho e com ilustrações de Flávia Borges, o pequeno leitor vai aprender a compartilhar e lidar com frustrações neste lançamento da VR Editora
Se tem uma coisa que o Caranguejo Irritado detesta é dividir as coisas com alguém, desde brinquedos a histórias. E o animalzinho tem um plano infalível para manter O Caranguejo Irritado em: Este livro é meu! (E eu não te empresto) só para ele: afastar qualquer leitor com protestos, caretas e truques nada convencionais. Essa relação de posse e compartilhamento é retratada pelo escritor e criador da série Bugados (2019-2023), André Catarinacho, ao lado da ilustradora Flávia Borges, neste lançamento infantil da VR Editora.
Para afugentar os curiosos de plantão, esse protagonista rabugento vai até mostrar um alfabeto de coisas supernojentas com palavras repletas de aliteração, ou seja, repetição de uma mesma letra ou sonoridade parecida: bafo de batata, feijão com fungos fedorentos, torta de terra, jujubas de jiló, katchup de kiwi e limonada de lesma. Mas, em vez de espantar o pequeno leitor, isso torna a experiência de leitura e o aprendizado ainda mais divertidos.
As ilustrações fofas e engraçadas de Flávia Borges dão vida à teimosia do caranguejo, ao mesmo tempo que o torna um personagem muito carismático. Já o texto de André Catarinacho, também criador de séries de TV como Diário de Luli (2018) e a peça teatral TV Colosso – O Musical (2025), brinca com a psicologia reversa e desafia o público a ter determinação e ir até a última página desta narrativa. Para além das tentativas frustradas para fazer o leitor abandonar este livro, O Caranguejo Irritado deixa um recado importante para as crianças: compartilhar é mais divertido do que manter algo só para si e as melhores experiências acontecem quando se tem alguém para dividir memórias e brincadeiras.
E… pensando bem… Se você não abrisse o meu livro, sabe o que eu estaria fazendo agora? Nada.
Foi só porque compartilhamos este livro que fizemos tantas coisas!
E nunca pensei que ia fazer isso, mas…
Emprestar é muito legal!
(O Caranguejo Irritado em: Este livro é meu!
(E eu não te empresto), p. 42 a 47)
Com uma abordagem leve e bem-humorada, os autores também mostram como lidar com a frustração e aceitar mudanças, afinal, nem sempre é possível conseguir o que deseja – e está tudo bem em dividir, mesmo que no começo pareça difícil. No fim das contas, até o caranguejo percebe que o egoísmo não é nada legal. Mesmo o bichinho tendo uma reputação rabugenta a zelar, ele vai partilhar esta história com os amigos.
FICHA TÉCNICA:
Título: O Caranguejo Irritado em: Este livro é meu! (E eu não te empresto)
Autores: André Catarinacho (texto) e Flávia Borges (ilustrações)
Selo: VR Editora
Edição/ano: 1ª/2025
ISBN do livro físico: 978-85-507-0630-6
ISBN do epub: 978-85-507-0631-3
Gênero: Literatura infantil
Idade recomendada: A partir de 4 anos
Formato: brochura, 20 x 20 cm
Páginas: 56
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil.