• 18 de abril de 2025

LUME Teatro comemora 40 anos e apresenta 4 espetáculos no Sesc Santana

Espetáculo Vozes do LUME – Memória em Canção – Foto: Alessandro Soave

A mostra LUME EM CENA: CORPO COLETIVO traz uma imersão nas técnicas e no trabalho artístico de um dos grupos mais emblemáticos da cena teatral brasileira

O Sesc Santana recebe a companhia LUME Teatro, que comemora 40 anos com apresentação de 4 espetáculos no Teatro da Unidade. Para a abertura, os sete atores do LUME Teatro se encontram no palco no espetáculo Vozes do LUME – Memória em Canção.

Em 2025 o LUME Teatro celebra seus 40 anos de história com uma programação especial que acontece de 23 de abril a 4 de maio. A mostra LUME EM CENA: CORPO COLETIVO apresenta uma imersão nas técnicas e na criação cênica que consagraram a companhia de Campinas como referência internacional. Fundado em 1985, o grupo se destaca pela pesquisa constante sobre a arte da atuação, com apresentações em mais de 30 países e colaborações com artistas, coletivos e pensadores de todo o mundo.

A mostra tem início com a reunião dos sete atores do grupo – Ana Cristina Colla, Carlos Simioni, Jesser de Souza, Naomi Silman, Raquel Scotti Hirson, Renato Ferracini e Ricardo Puccetti – na montagem Vozes do LUME – Memória em Canção, nos dias 23 e 24 de abril, quarta e quinta-feira, 20h.

Em Vozes do LUME – Memória em Canção, o público poderá conferir as canções que sempre fizeram parte dos ritos do LUME. Ritos de chegada, ritos de encontro, ritos de despedida. O espetáculo é mais um pretexto para os sete atores estarem juntos, soltando a voz para celebrar uma vida de teatreiros. As canções escolhidas fazem parte do repertório afetivo do grupo e serão entremeadas por narrativas de memórias e imagens do acervo artístico.

“Cantamos para abrir e fechar os trabalhos do dia, para receber amigos, para agradecer uma acolhida, para dizer adeus, para saudar aqueles que já partiram. Nossa voz se fez soar em plataformas de petróleo, praças e ruas, escolas, teatros, presídios, comunidades indígenas, barcos e tanto, tanto chão por esse mundão afora. E quer motivo maior para cantar do que festejar 40 anos de vida?”, aponta Ana Cristina Colla.

Prisão para Liberdade – Foto: Deiviane Velho

Na sequência, o ator Carlos Simioni apresenta o solo Prisão para Liberdade, no dia 25 de abril, sexta-feira, às 19h. No espetáculo, que já foi encenado nos Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do LUME e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. “Voltar ao palco com esse solo é um deleite, pois revivo toda minha trajetória como ator pesquisador durante esses 40 anos. É como se eu estivesse presente cara a cara com meus mestres e com o que eles me ensinaram”, conta Simioni.

Kintsugi – Foto: Alesssandro Soave

Com dramaturgia de Pedro Kosovski e direção de Emilio Gracía Wehbi, os atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini trazem à cena a montagem de Kintsugi – 100 memórias, nos dias 26 e 27 de abril, sábado, às 20h e domingo, às 18h.

A partir da exibição de cem memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa, que transita perifericamente pelas lembranças dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores, Kintsugi – 100 memórias é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar.

O espetáculo tem início com uma cena de ruptura e pelos 120 minutos de duração da montagem, os atores tentam restaurar o que se rompeu, revisitando e reorganizando os fragmentos do que um dia teve um contorno estável, em uma conexão metafórica com as memórias individuais e coletivas.

Cabaré Risos de Outono – Foto: Pili Pala

Nos dias 3 e 4 de maio, sábado, às 20h e domingo, às 18h, o espetáculo Cabaré Risos de Outono encerra a mostra carregando o ofício do palhaço à sua potência máxima. No palco, sob a direção de Ricardo Puccetti, Naomi Silman e Ana Cristina Colla recebem convidados para uma criação coletiva repleta de improvisações.

O espetáculo reúne palhaços, atores e criadores em um espetáculo coletivo. Com direção de Ricardo Puccetti, as atrizes Naomi Silman e Ana Cristina Colla recebem os convidados especiais Família Burg (Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e Joana de Toledo Piza), Andrea Macera e Daniel Salvi para uma apresentação repleta de improvisos e surpresas. A cada encontro, novas relações se desenrolam entre performers, público e objetos criando dramaturgias espontâneas que ganham vida através de sonorizações e iluminações feitas no instante.

“Existir e reexistir por tantos anos só foi e tem sido possível graças ao rigor, tenacidade e profundidade do trabalho e à ressonância que o mesmo encontra entre o público que frui de suas obras, entre artistas e estudantes que bebem da fonte do LUME, entre estudiosos dos fenômenos que envolvem as artes presenciais, entre as entidades de fomento à produção artística e de pesquisa acadêmica e entre as instituições culturais como o Sesc, que apostam na relevância do trabalho artístico e de formação”, pontua o ator Jesser de Souza.

SERVIÇO:
LUME EM CENA: CORPO COLETIVO
De 23 de abril a 4 de maio
Indicação: 12 anos
Ingressos: De R$ 18,00 a R$ 60,00 (disponíveis pelo app Credencial Sesc SP ou presencialmente nas bilheterias das unidades Sesc)
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo, São Paulo/SP.

Read Previous

Vila Nova Cachoeirinha recebe mais uma edição do Polenta Rock Show  

Read Next

Ao lado de Thiaguinho, Maria Rita e Seu Jorge, Péricles lança primeira parte do “Pagode do Pericão”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular