• 22 de janeiro de 2025

Matcha: o chá superpoderoso que conquistou adeptos em todo o mundo 

Foto: Dudu Carneiro

Conheça as particularidades do chá verde em pó, rico em nutrientes e de sabor único

 

O matcha é um chá bastante diferente dos tradicionais blends de folhas e flores. Ele é vendido em pó, de cor verde intensa, resultado de uma técnica milenar de moagem do chá verde. Ficou especialmente conhecido ao virar o queridinho de famosas, como Lady Gaga e Gwyneth Paltrow, fãs declaradas da bebida.

A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o matcha e saiba como ele deve ser consumido.

Qual a origem do matcha?
O matcha tem origem chinesa, mas foi adotado há séculos pela cultura japonesa – é a bebida usada nas tradicionais cerimônias do chá. Ainda hoje, os produtores se concentram no Japão.

Por que é considerado um superalimento?
O matcha tem uma alta concentração de antioxidantes e vitaminas, devido ao método de colheita e produção. A bebida também possibilita o consumo integral das folhas da Camellia sinensis, o que traz benefícios ainda superiores aos do chá preto ou chá verde, por exemplo. A quantidade de teína é a mais alta entre todos os tipos de chás, por isso o ideal é consumi-lo durante o dia.

Qual a diferença entre o chá verde e o matcha?
Ambos são obtidos a partir das folhas jovens da Camellia sinensis, mas passam por diferentes processamentos. O chá verde é vendido em folhas secas, para serem infusionadas com água quente. No matcha, ingere-se as próprias folhas de chá verde, que são desidratadas e moídas artesanalmente. O resultado é uma bebida mais doce e de cor intensa.

Ele é um tipo de chá instantâneo?
Apesar de o pó ser diluído em água, o matcha não é como os chás instantâneos à venda nos mercados, que costumam conter conservantes e corantes. O matcha original é obtido por métodos artesanais de moagem, a partir de ingredientes naturais.

Por que o matcha é mais caro que o chá verde normal?
O valor é superior porque o processo de elaboração é ainda mais delicado. Para o matcha, a plantação é protegida do sol semanas antes da colheita. As folhas, sem caule ou nervuras, são então processadas por vaporização e transformadas em pó fino em um moinho de pedra.

Como se prepara?
O preparo do matcha é mais simples do que parece. Para fazer da forma tradicional, o segredo é usar o batedor de bambu (também conhecido como chasen) para criar espuma e deixá-lo mais cremoso. Basta colocar uma medida do pó em um bowl de cerâmica, adicionar água quente e bater. Pode ser bebido quente ou frio e ser misturado com leite ou bebida vegetal. Versátil, o matcha também é usado como ingrediente especial em receitas de drinques, sorvetes, bolos e até pratos salgados.

Matcha na Tea Shop
A Tea Shop oferece uma variedade de matchas – desde a versão pura a misturas saborizadas:
Miracle Matcha – é a versão premium, cultivada na zona de Nishio, no Japão, conhecida pela altíssima qualidade de matcha.
Organic Matcha – chá puro de primeira qualidade, com combinação de sabor entre doce e ligeiramente amargo.
Matcha Cúrcuma Latte – mistura de matcha com cúrcuma, gengibre, pimenta-preta e açúcar de coco.
Matcha Latte Chai – chá com especiarias (canela, cardamomo e cravo moídos) e aroma natural de baunilha. 
Matcha Latte Espresso – matcha com aroma de café.
Matcha Latte Melon Cucumber – chá com o frescor do pepino e adição de açúcar de coco e aroma natural de melão.
Matcha Latte Choco Vanilla – matcha com cacau em pó e aromas naturais.

Read Previous

No Dia da Cachaça, aprenda a preparar caipirinhas com diferentes frutas e combinações

Read Next

Passeio com cães e gatos: benefícios e cuidados com os animais de estimação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular