• 16 de maio de 2025

MENA leva exposição gratuita ‘Arte que Transforma’ ao Museu Florestal Octávio Vecchi, do Horto Florestal

Fotos: Divulgação/MENA

Na mostra aberta ao público, além do trabalho do artista, haverá vivências guiadas no mês de junho e oficinas de arte para crianças em julho

 

Conexão entre cultura, natureza e sociedade. Essa é a proposta da exposição “Arte que Transforma”, do artista MENA, que chega ao Museu Florestal Octávio Vecchi, do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, gerido pela Urbia, nesta sexta-feira, dia 16/05. A mostra ficará disponível de 16 de maio a 13 de julho e poderá ser visitada às sextas, sábados, domingos e feriados, com entrada gratuita. O local contará com uma loja oficial, com produtos exclusivos. A inauguração acontece nesta sexta (16), a partir das 15h, com uma visita guiada pelo artista no local.

O projeto ocupa o Museu Florestal – pioneiro na conservação e pesquisa ambiental no Brasil – com 30 totens artísticos em grande formato, que revelam a trajetória, as obras e o impacto social do artista MENA — conhecido por transformar fachadas de prédios, hospitais e escolas em telas de arte pública. Cada totem combina imagens marcantes e textos inspiradores, provocando reflexões sobre inclusão, infância, diversidade e espiritualidade nas cidades. A exposição convida o público a mergulhar em uma jornada sensível, onde a arte se faz instrumento de transformação coletiva.

MENA explica que a ação foi pensada para democratizar o acesso à arte e valorizar o legado da arte urbana como expressão social e cultural, além de promover o contato direto com a natureza, permitindo que o visitante caminhe entre árvores centenárias do Horto.

“Eu considero a exposição como um encontro entre arte contemporânea e esse patrimônio ambiental que fica no coração da Zona Norte. Por eu ter frequentado o Horto quando criança, a exposição tem um valor ainda mais especial e afetivo para mim. Poder trazer essa conexão com a natureza através da arte é um dos meus grandes propósitos enquanto artista”, destaca MENA.

Para ampliar o impacto da experiência, MENA promoverá vivências guiadas no mês de junho, nos dias 14 e 28 de junho, com caminhada no Complexo da Pedra Grande, café da manhã na natureza e visita à exposição. No mês de julho, com as férias escolares, o artista também levará oficinas de arte para crianças no local.

“Receber a exposição do MENA reforça o compromisso da Urbia em promover iniciativas que conectem cultura, natureza e sociedade”, afirma Samuel Lloyd, Diretor Comercial da Urbia. “Mais do que valorizar a arte urbana, a mostra convida o público a vivenciar esse espaço de forma atual, ressignificando um museu com mais de 90 anos de história e grande relevância na preservação da memória ambiental e cultural do país”, complementa.

A exposição de MENA se encontra no piso inferior do Museu Florestal, e é ideal para passeios familiares, escolares e culturais.

Serviço:
Exposição “MENA, Arte que Transforma”
Quando: De 16/5 a 13/7
Horário: Sextas, sábados, domingos e feriados, das 09h às 17h.
Inauguração: Sexta-feira, 16/05, a partir das 15h.
Local: Museu Florestal do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP.

Read Previous

Novo romance de Ray Tavares conecta universos do cinema e da literatura

Read Next

Distrital Norte do CIESP comemora seu 45º aniversário e os feitos na região

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular