• 22 de janeiro de 2025

Mostra “Festas, sambas e outros carnavais” celebra o início das atividades do Sesc Casa Verde

Homem de lata 1, por Batata de Latina –  Acervo CRAB

Exposição ocupa mais de 1.000 m² da área de Convivência da Unidade e promove diálogo entre as diversas manifestações de arte popular de 10 estados brasileiros, e as do bairro da Casa Verde, território de migrantes negros e tradicional reduto de escolas de samba da cidade de São Paulo

 

No dia 27 de outubro, o Sesc Casa Verde iniciou suas atividades com a abertura da mostra “Festas, sambas e outros carnavais”, exposição que destaca, por meio das festas brasileiras, a importância das artes e culturas populares como centro dinâmico da memória coletiva e tem como eixo a celebração do bairro da Casa Verde.

A região é conhecida pela tradição e concentração de agremiações de escolas de samba e um dos principais destinos para a população preta que, no início do século 20, foi desalojada de bairros mais próximos ao centro da cidade, em função de processo de gentrificação ocorrido no período. O trabalho de pesquisa resultou na seleção de artistas e obras, principalmente dos acervos do Museu do Pontal (RJ), mas também dos colecionadores particulares Edmar Pinto Costa e Analu Cunha e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (RJ). A exposição fica em cartaz até 18 de fevereiro de 2024 e a entrada é gratuita.

Obra de Lunildes, de Pirenopolis, Goias –  Acervo Museu do Pontal

Concebida ao estilo de um desfile de carnaval, “Festas, sambas e outros carnavais” tem seus diferentes núcleos organizados em blocos, dentro dos quais cada assunto se desenvolve. E tal qual um desfile carnavalesco na avenida, estímulos sonoros, visuais e cenográficos costuram a exposição.

Para compor toda a mostra, a curadoria contou com a colaboração de 18 acervos pessoais e institucionais de diversas partes do Brasil, dentre eles estão o Museu do Pontal, a coleção Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, o acervo do artista João Cândido, do fotógrafo Walter Firmo, do Acervo Instituto Moreira Salles, entre outros.

Além da visitação ao espaço expositivo, enquanto “Festas, sambas e outros carnavais”, estiver em cartaz o público poderá participar de um conjunto de atividades integradas que buscam estreitar as trocas artísticas e aprofundar os debates propostos. Para tanto, a mostra tem na equipe do educativo uma de suas bases para o trabalho de formação do público, de modo a articular os saberes de quem adentra a exposição com as possibilidades de interpretações das obras expostas, numa construção conjunta entre educadores e público, seja em oficinas ou visitas mediadas para grupos espontâneos ou escolares.

Serviço:
Exposição Festas, sambas e outros carnavais
Abertura: 27 de outubro, sexta-feira, 10h
Horários para visitação: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Entrada gratuita
Em cartaz até 18 de fevereiro de 2024
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bicicletário: necessário trazer corrente e cadeado e apresentar documento com foto.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet Site: sescsp.org.br/casaverde Facebook: facebook.com/sesccasaverde Instagram: @sesccasaverde

Read Previous

Projeto no Shopping D oferece recuperação capilar gratuita ao público negro 

Read Next

Receitas Nestlé: refresque seu verão com opções leves e saborosas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular