• 22 de janeiro de 2025

Mulheres in Tech: inscrições abertas para a formação de 230 mulheres  

Foto: Divulgação

Parceria entre Instituto SYN e FLY Educação e Cultura dá início a novas turmas de empoderamento de mulheres na área de tecnologia

 

As inscrições para a Turma 18 do curso Mulheres in Tech já estão abertas e seguem até o dia 21 de novembro. Oferecido gratuitamente pela FLY Educação e Cultura, e pelo Instituto SYN, o programa é direcionado a mulheres (cis e trans) com idade a partir de 15 anos. A 18a turma do Mulheres in Tech acontece de forma remota e é direcionada a residentes das cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O curso tem como objetivo formar as participantes como Analistas Júnior de Inteligência Artificial (IA), capacitando-as para o mercado de tecnologia. Ao todo, o programa terá a duração de ​​quatro meses, com o fim programado para abril de 2025.

Mulheres in Tech impulsionando carreiras
O programa foi criado com o propósito de quebrar barreiras de gênero no setor de tecnologia, promovendo o empoderamento feminino e a inclusão de mulheres de grupos ​​sub-representados (como pretas, pardas, indígenas e refugiadas), em um dos setores mais dinâmicos da economia.

“Temos os preconceitos estruturais arraigados na sociedade brasileira. Por isso, o intuito é desenvolver as mulheres pretas em aspectos socioemocionais, porque os preconceitos mexem com a autoestima, principalmente, da mulher preta. Pela desigualdade social, quem acaba tendo acesso às informações são os homens brancos”, argumenta a fundadora da FLY Educação e Cultura, Alejandra Yacovodonato.

Com centenas de alunas já formadas e atuantes no mercado, o programa oferece uma formação completa em Inteligência Artificial e inclui um forte componente socioemocional.

Segundo dados divulgados pela FLY, 54% das alunas conseguiram emprego na área de tecnologia em até seis meses após a conclusão do curso nos anos anteriores. Além disso, os salários gerados pelas formandas do Mulheres in Tech somam mais de R$5 milhões por ano, contribuindo significativamente para a melhoria das condições de vida de suas famílias.

“Esse é um programa que temos orgulho em financiar pelo segundo ano consecutivo, pois além da possibilidade de gerar melhores oportunidades de emprego e renda, ainda permite diminuir a lacuna de mulheres no mercado de trabalho de tecnologia. A realização no entorno dos nossos empreendimentos em São Paulo e Rio de Janeiro tem como objetivo contribuir para a evolução social nos locais e a diminuição das desigualdades sociais”, explica Grasiela Caldeira, Coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto SYN.

Vale destacar que além do financiamento do programa, o ISYN também realiza o acompanhamento dos índices de impacto positivo do Mulheres in Tech, para prestação de contas a seus acionistas e sociedade. Dessa forma, também contribui para melhores práticas em projetos de responsabilidade social.   

Capacitação e desenvolvimento socioemocional
Com início previsto para o dia 6 de janeiro de 2025, as aulas da Turma 18 do Mulheres in Tech serão realizadas de forma online, com encontros ​​síncronos e atividades assíncronas. Além disso, as participantes passarão por mentorias com mulheres atuantes no mercado de tecnologia e uma ampla grade de oficinas que abordam desde aulas técnicas até o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Durante o ciclo socioemocional, as alunas serão desafiadas a desenvolver habilidades essenciais, como: comunicação não violenta, empatia, escuta ativa, além de trabalharem competências como criatividade, senso crítico, confiança e gestão emocional.

É importante explicar que o programa atende três modalidades: o curso de longo prazo, com duração de ​​quatro meses e com foco na formação de 30 mulheres. Porém há também atividades de médio e curto prazo, respectivamente uma série de Oficinas de 5 semanas com jovens mulheres estudantes de escolas de Ensino fundamental; e Oficinas imersivas de um dia. Com elas, o total de beneficiadas diretamente por este programa será de 230 ​​jovens.

Ao final do curso, o objetivo é que as alunas tenham um maior autoconhecimento, sejam mais assertivas em sua comunicação e estejam preparadas para enfrentar os desafios de um mercado competitivo e em constante evolução.

Para se inscrever, basta acessar o site da FLY Educação e Cultura: flyeducacao.org/mulheres-in-tech-18-ia-rj-sp

Read Previous

Teatro Alfredo Mesquita recebe o espetáculo gratuito “Vacamundi”

Read Next

Prefeitura de SP organiza feiras de artesanato em todas as regiões da cidade no mês de novembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular