• 22 de dezembro de 2024

No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

Foto: Reprodução/pge.ac.gov.br

 Movimento tem como objetivo a conscientização sobre o tema “suicídio e sua prevenção” e entidade enxerga mudança importante nesses anos

 

Cuidar de si próprio e das pessoas ao nosso redor sempre foi uma eficiente maneira de evitar desconfortos emocionais e amenizar os efeitos de alguns transtornos mentais. Com essa visão, o CVV definiu como tema deste ano do Movimento Setembro Amarelo: “Acolher é cuidar”.

“Cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV.
Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio desde 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores. “O Movimento não é do CVV, apesar de sermos uma das primeiras organizações do país a fazer essa mobilização e, antes mesmo desse movimento, somos uma das primeiras entidades a tentar trazer luz ao debate sobre prevenção do suicídio no Brasil”, complementa Carlos.

Neste ano, o CVV vai priorizar as iniciativas direcionadas à conscientização da importância de se ouvir de forma acolhedora, ou seja, acolher para cuidar. Isso se dará por meio de palestras, rodas de conversa, participação em debates e entrevistas.

Segundo Carlos, neste nono ano de Setembro Amarelo, o CVV percebe que a sociedade está bem mais aberta ao assunto “suicídio e sua prevenção”, com quedas de alguns tabus e preconceitos. “Sociedade civil, setor de saúde, poder público, pessoas físicas e jurídicas estão mais conscientes quanto ao problema e como apoiar na redução dos índices de suicídio que, segundo dados oficiais, mata um brasileiro a cada 45 minutos”, afirma. Essa mudança não deve ser creditada exclusivamente ao Movimento, mas o Setembro Amarelo ocupa um lugar importante nesta transição na opinião da entidade.

O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive aos feriados e finais de semana. O meio mais utilizado é o telefone sem custo de ligação e disponível em todo território nacional, 188, mas há também opções de atendimento por chat e e-mail pelo site.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo no site da campanha e nas mídias sociais Instagram, Facebook e Twitter, sempre buscando como @setembroamarelo.

Divulgação/CVV

Read Previous

Caminhada Noturna no Parque Estadual da Cantareira ganha nova edição em setembro

Read Next

Guri abre polo na zona norte da capital, e oferece 86 vagas para cursos gratuitos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular