• 5 de novembro de 2024

Novo livro é uma caricatura incisiva do homem moderno, que faz o leitor repensar o próprio comportamento

Foto: Divulgação/Ronaldo Dalbianco

Em “Luxúria, o Lobo do Homem”, o escritor Ronaldo Dalbianco mostra o lado mais perverso da humanidade, e sintetiza como notícias falsas destroem pessoas

 

Como toda grande catástrofe, Luxúria, o Lobo do Homemuma tragédia carioca começa por meio de atos bem intencionados, porém maléficos. Escrito por Ronaldo Dalbianco, músico e ator teatral, o lançamento é um retrato cru e visceral do comportamento contemporâneo, repleto de preconceito, difamação, miséria, traições e violência.

Neste suspense social e psicológico, em que a sátira e a tragédia se entrelaçam, o leitor é apresentado à história de Rita Dourado: uma mulher traída e emocionalmente dilacerada, passando por uma crise de abstinência medicamentosa, que deseja se vingar do marido infiel. Para colocar o plano em ação, Rita apela ao amigo de sua filha, Matheo, e tenta seduzi-lo, mas é humilhada por ele. Desesperada e em busca de reparação, a mulher agride o rapaz e o acusa de violentar a sua filha, desencadeando uma tragédia.

Do outro lado, está Odelon, pai de Matheo, que vive uma perigosa batalha interna ao descobrir a traição do namorado com o seu melhor amigo. Tudo o que Odelon deseja é matá-lo para defender a própria honra. Todas essas ações, somadas, conectam a vida dos personagens ao longo da narrativa, como um quebra-cabeça complexo, no qual cada evento acaba desencadeando um novo desastre de proporções épicas.

A partir de diferentes pontos de vista, nesta obra cada personagem é o vilão e o herói da sua própria história; nenhum deles pensa nas brutais consequências que as suas ações podem causar na vida de outras pessoas. Ao explorar o lado mais sombrio da natureza humana, Luxúria, o Lobo do Homem, é uma caricatura incisiva do homem moderno, que faz o leitor repensar o próprio comportamento, a noção de liberdade em um mundo repleto de amarras sociais e a importância de evitar propagação de informações falsas.

A ideia principal é a crítica ácida ao comportamento da sociedade na era da internet, recheado de preconceito e discriminação, com a moral voltada às consequências de tudo isso. É como uma grande metáfora quanto ao perigo da propagação de notícias falsas para a vida de inocentes. Este livro é uma espécie de catarse, revela Ronaldo Dalbianco.

Fica técnica:
Título: Luxúria, o Lobo do Homem
Subtítulo: Uma tragédia carioca
Autor: Ronaldo Dalbianco
Editora: autopublicação
Edição: 1ªed., 2023
ISBN/ASIN: 978-65-00-69466-6
Classificação indicativa: +18
Número de páginas: 184
Preço: R$ 40,10 (livro físico) | R$ 14,90 (e-book)
Onde encontrar: Amazon | Uiclap | Site do autor

Read Previous

“Urubus” será exibido na sessão de cinema do Sesc Santana 

Read Next

Higienização de alimentos: Lavar carnes na pia pode causar intoxicação alimentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular