Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Fotos: Joice Aguiar
Os shows acontecem nos dias 29 e 30 de setembro, respectivamente no CEU Jaçanã e no Shopping D
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta Anderson Tobias e banda no show “Pixinguinha em Choro e Verso: Naquela Mesa está faltando ele – 50 anos”, em homenagem a Pixinguinha, no CEU Jaçanã, em única apresentação, dia 29/09, às 19h e no Shopping D, no dia 30/09, às 14h. Ambas as apresentações são gratuitas.
Desde o mês de abril deste ano o músico Anderson Tobias e banda têm percorrido espaços de show para esta homenagem ao mestre Pixinguinha, no cinquentenário de morte de um dos gênios da música brasileira.
O show do dia 30/09, no Shopping D, faz parte da ação do Farol Antirracista, que conta com o apoio permanente do shopping. “Este show é um dos ‘esquentas’ para a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que será realizada em novembro. O mote deste ano é o reconhecimento e celebração das lutas e resistência contra o racismo”, alerta Anderson Tobias.
O apoio do Shopping D ao Farol Antirracista se configura por meio de diversas ações permanentes, como a feira afro, que é realizada no shopping o ano todo. O show está nesse contexto, como uma das ações para visibilidade das pautas negras. “E aguardem, porque em breve a gente trará detalhes sobre a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra. Só adianto que será no Memorial da América Latina, de 17 a 21 de novembro”.
O projeto “PIXINGUINHA EM CHORO E VERSO” apresenta-se no formato de espetáculo musical, com duração de 70 minutos, músicas instrumentais e cantadas, bem como canções que receberam influência direta do Mestre Pixinguinha. O espetáculo traz ainda narrativas de curiosidades e informações acerca da vida e da obra desse gênio. Anderson Tobias tem o acompanhamento de flauta, cavaco, violão 6 cordas, baixo, teclado, sax, bateria, trombone e percussão, já que o repertório exige esse requinte.
Sobre Pixinguinha
Pixinguinha foi Instrumentista, compositor, orquestrador e maestro. Sua vasta obra musical abrange gêneros como valsa, polca, jazz, maxixe, samba e, sobretudo, o choro. É reconhecido no Brasil e no exterior como exímio compositor e flautista, e pela genialidade em suas composições. Sua música revolucionou e influenciou a forma de fazer e pensar a música, no seu tempo e para as gerações futuras.
50 anos sem ele
No ano que marca o cinquentenário da morte de Pixinguinha, um dos maiores compositores da Música Brasileira, Anderson Tobias, cujo trabalho musical é pautado pela música preta, dedicou-se a elaborar esse projeto em homenagem ao mestre Pixinguinha. “Temos conseguido, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, honrar o desafio de dar visibilidade a seu legado para as novas gerações, pois sua obra contribuiu de forma contundente para a música brasileira”, declara o cantor. “Ele foi responsável por modernizar e sistematizar parte da música produzida no século 19. Por isso, esse empenho em preservar essa memória e legado musical. A gente consegue entender de onde viemos e ter base para novos caminhos”.
Serviço
Dia 29/09 – CEU Jaçanã – às 19h R. Francisca Espósito Tonetti, 105
Dia 30/09 – Shopping D – às 14h – Av. Cruzeiro do Sul, 1100
Entrada gratuita
Duração: 70 minutos
No link, uma amostra do show “Pixinguinha em Choro e Verso: Naquela Mesa está faltando ele – 50 anos” – https://1drv.ms/v/s!Ama80lHTporGgbFZv8rTtRwwoVPZIQ?e=GM1qZR