• 3 de abril de 2025

Parque Estadual da Cantareira é opção de lazer e tranquilidade para quem quer fugir do agito de Carnaval

Parque Estadual da Cantareira – Foto: Divulgação/Urbia Parques

Com trilhas, mirantes e cachoeiras, o local é o destino ideal para quem busca contato com a natureza

Enquanto o Carnaval transforma São Paulo em um grande palco de blocos e folia, o Parque Estadual da Cantareira, gerido pela Urbia, se apresenta como um refúgio para aqueles que desejam desacelerar e se conectar com a natureza. Localizado na Zona Norte da cidade, o espaço oferece uma alternativa para quem busca tranquilidade ou para turistas que desejam descobrir a maior floresta urbana nativa do mundo. O parque tem funcionamento de quarta a domingo, mas durante o recesso as áreas de visitação da Pedra Grande e do Engordador também ficarão com os portões abertos na segunda-feira (03/03) e na terça-feira (04/03). Oportunidade para descobrir as belezas naturais e realizar um passeio pela floresta.

Com mais de 7.900 hectares de Mata Atlântica preservada, a Cantareira é um verdadeiro santuário de biodiversidade, proporcionando experiências que mesclam contemplação, aventura e aprendizado. Sua grandiosidade é refletida em suas três áreas de visitação – Pedra Grande, Águas Claras e Engordador –, cada uma com características únicas que encantam visitantes de todas as idades. As trilhas com opções de percursos leves ou caminhadas mais desafiadoras, são convites para uma imersão na floresta.

Os segredos da Mata Atlântica da Cantareira
No núcleo Pedra Grande, a Trilha da Pedra Grande, com 3.300 metros de extensão, é considerada uma das favoritas dos visitantes. De dificuldade moderada, ela leva até o famoso mirante natural que dá nome à trilha, a 1.010 metros de altitude. Lá, os visitantes são presenteados com uma vista panorâmica, que revela a imensidão da cidade paulista.

Já no núcleo Águas Claras, a Trilha da Samambaiaçu é conhecida por ser uma das mais encantadoras. Com 1.450 metros de extensão, em formato circular e dificuldade moderada, os visitantes caminham cercados por samambaias gigantes que dão nome ao percurso. A experiência é uma verdadeira imersão na Mata Atlântica, perfeita para quem busca tranquilidade e contemplação.

Cachoeira em plena capital
No núcleo Engordador, a Trilha da Cachoeira é o destaque. Com 3.000 metros de extensão e dificuldade moderada, ela conduz os visitantes por um percurso em meio à mata, onde três quedas d’água formam cenários perfeitos para banho. Além disso, o trajeto revela resquícios históricos, como antigos encanamentos e reservatórios que um dia abasteceram a cidade, que podem ser vistos mais de perto na Casa das Bombas, que faz parte do antigo sistema de abastecimento de água da cidade.

Além das 11 trilhas, o parque é um verdadeiro oásis em meio a capital, onde a rica fauna e flora da Mata Atlântica podem ser observadas de perto. Espécies como macacos-prego, quatis, esquilos e aves diversas cruzam o caminho dos visitantes, enquanto árvores imponentes, como as figueiras centenárias, contam histórias de um ecossistema que resiste ao avanço urbano, sendo um lembrete constante para a importância da preservação ambiental.

SERVIÇO:
Parque Estadual da Cantareira
Áreas de visitação: Pedra Grande, Águas Claras ou Engordador
Ingresso: Urbiapass.
Valor: a partir de 30,00 por pessoa

Read Previous

Jennifer Aniston lança livro infantil inspirado em seu cachorrinho adotado

Read Next

Sesc Santana terá espetáculo inspirado em HQ sueca que investiga o amor e os desafios dos relacionamentos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular