• 21 de setembro de 2024

Pérfida Iguana homenageia o histórico Ballet IV Centenário em “Fantasias Brasileiras”, na Vila Guilherme

Foto:  Tetembua Dandara

O espetáculo, que tem direção de Renan Marcondes, recria quatro coreografias que marcaram trajetória desse grupo fundamental para a história da dança na década de 1950

 

Com uma breve e emblemática trajetória, o Ballet IV Centenário revolucionou a cena da dança nos anos 50 ao inovar tanto em termos coreográficos como em propostas de encenação. E o grupo Pérfida Iguana presta sua homenagem a esse importante coletivo artístico que completaria 70 anos em 2024 em “Fantasias Brasileiras”, encenado em diferentes ruas de São Paulo. Na Zona Norte a apresentação acontece no dia 27/08, às 11h e às 13h, na Praça Oscar Silva, na Vila Guilherme.

O trabalho foi idealizado e dirigido por Renan Marcondes e é uma tentativa de recriação de quatro coreografias – Fantasia Brasileira, Lenda do Amor Impossível, O Guarda-Chuva e A Cangaceira – criadas pelo Ballet Quarto Centenário em 1954, que são consideradas verdadeiros marcos para a dança brasileira e das quais há poucos registros preservados. Esses trabalhos contaram com a participação de artistas muito importantes para a cena nacional, como cenógrafos, figurinistas e diretoras de arte. Entre essas feras, estão Flávio de Carvalho, Di Cavalcante, Heitor dos Prazeres e Noemia Mourão.

O Ballet IV Centenário estreou, com muitas percalços, em 1954 e foi encerrado em 1955, mas criou um total de 16 obras ao longo dessa curta carreira, a maioria delas – exceto as quatro resgatadas pelo espetáculo atual – tiveram elementos trazidos prontos da Europa pelo coreógrafo Aurélio Millos.

As performances são uma espécie de miniteatro de rua que podem ser apresentadas em qualquer lugar, com bailarinos operando o cenário, mexendo na trilha sonora ou lidando com os figurinos o tempo todo em cena.

Serviço
Fantasias Brasileiras, da Pérfida Iguana
Duração: 40 minutos
Classificação: livre
Ingressos: Grátis
Local: Praça Oscar Silva
Endereço: Praça Oscar Silva, s/n, Vila Guilherme
Quando: 27 de agosto, às 11h e às 13h.

Read Previous

Sesc: Projeto Do Peito ao Prato tem programação sobre a importância da amamentação nas unidades da ZN

Read Next

Descubra as bibliotecas da Zona Norte de São Paulo: mais do que apenas leitura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular