• 29 de abril de 2025

Petiscos: Quais os benefícios para os pets?

Foto: Divulgação

A escolha e a frequência de uso doa petisco são fatores determinantes para garantir benefícios à saúde dos pets

 

Quem resiste a um petisco saboroso? Assim como os seres humanos, os pets também apreciam pequenos agrados, que podem ser muito mais do que simples guloseimas. Estudos indicam que aproximadamente 80% dos tutores utilizam os snacks para recompensar ou agradar os animais, mas a escolha e a frequência de uso são fatores determinantes para garantir benefícios à saúde dos pets.

A médica-veterinária e gerente de produtos da Pet Nutrition, Bruna Isabel Tanabe, destaca que os petiscos são uma excelente ferramenta para reforço positivo, alimentação emocional, enriquecimento ambiental e até mesmo suporte nutricional. “Quando utilizados de forma correta, os snacks contribuem para o adestramento, são aliados da nutrição complementar, auxiliam na higiene bucal e no bem-estar emocional dos pets. Adicionalmente, eles são uma ferramenta que fortalece a relação entre tutor e animal, promovendo estímulos positivos e melhorando a qualidade de vida dos pets”, conta.

No contexto do adestramento, os petiscos atuam como reforço positivo, incentivando a repetição de comportamentos desejáveis. Ao associar um comando ou ação correta a uma recompensa alimentar, o cão compreende que determinada atitude traz benefícios, facilitando o aprendizado e a socialização. Esse método é amplamente utilizado por treinadores e médicos-veterinários comportamentalistas para ensinar obediência, truques e até mesmo corrigir comportamentos inadequados.

Em termos nutricionais, os petiscos podem complementar a dieta diária dos animais, contribuindo com nutrientes adicionais, como proteínas, vitaminas, minerais e fibras. “Existem produtos formulados com ingredientes que podem favorecer determinadas funções do organismo, como suporte à mobilidade, digestão e saúde da pele e pelagem. Entretanto, a inclusão desses alimentos na rotina deve ser orientada por um médico-veterinário, garantindo que sejam oferecidos de forma equilibrada e compatível com a dieta do pet. Desta forma, vale lembrar que os petiscos devem representar, no máximo, 10% da quantidade de calorias diárias indicadas”, explica a profissional.

A saúde bucal também pode ser beneficiada pelo consumo de petiscos formulados para promover a mastigação e a limpeza mecânica dos dentes. Certos tipos de snacks ajudam a remover a placa bacteriana e o tártaro e contribuindo para um hálito mais fresco. Além disso, alguns produtos contêm ingredientes específicos, como enzimas e compostos antibacterianos, que auxiliam na redução da proliferação de microorganismos prejudiciais à cavidade oral dos pets.

No aspecto comportamental, os petiscos também podem ser benéficos. “Mastigar um snack específico pode ser reconfortante para cães e gatos, ajudando a aliviar a ansiedade em momentos desafiadores, como visitas ao consultório veterinário, tempestades, fogos de artifício e mudanças na rotina. Além disso, a inserção de petiscos em brinquedos interativos estimula o instinto de busca e solução de problemas, promovendo enriquecimento ambiental e reduzindo o tédio, fator que pode desencadear comportamentos destrutivos”, detalha Bruna.

A inclusão responsável de petiscos na rotina dos pets não apenas proporciona momentos de prazer, mas também contribui significativamente para o bem-estar. Com escolhas conscientes e moderação, esses alimentos podem ser aliados valiosos na promoção de uma vida longa e saudável para os animais de estimação.

Read Previous

Livro de um dos mais queridos pensadores, Rubem Alves, retorna às livrarias 

Read Next

Ginástica Natural no Sesc Santana, com Gustavo Acauan (Ham Prem)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular