• 5 de novembro de 2024

Prefeitura de SP oferece uma programação especial e gratuita no “Julho das Pretas”

Foto: Gustavo Arrais

Prefeitura lança agenda especial em comemoração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e comemora os 16 anos do Festival Latinidades

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, ambos comemorados no dia 25/07.

Neste Julho das Pretas, a Prefeitura dá palco para artistas negras, fortalecendo a representatividade dessas mulheres em todos os territórios da cidade, e colocando o poder público como força impulsionadora para valorizar, difundir e potencializar talentos de várias gerações.

Confira a programação na ZN:
Centro Cultural da Juventude
Dia 29/07, às 18h – Luciana Mello
Sinopse: Luciana Mello veio dos mais diferentes palcos. Dos palcos da dança, teatro musical, da televisão e dos palcos de shows! Nascida em São Paulo no dia 22 de janeiro, ela começou sua trajetória na música ainda criança cantando ao lado do pai, Jair Rodrigues, quando gravou a música “O Filho do Seu Menino” de Hildo Hora. Acompanhada por excelentes músicos da cena musical brasileira, a artista passeia pelo seu repertório de grandes sucessos pops como “Assim Que Se Faz”, “Simples Desejo”, “Olha Pra Mim”, “Prazer e Luz”, “Tchau”.
Dia 29/07, às 18h –  AJuliacosta
Sinopse: A Multiartista AJúliacosta traz um Show repleto de potência feminina e empoderamento preto, com faixas de seu EP Intitulado AJU, Não foi do Nada e Homens como Você é o Suficiente. O repertório atravessa questionamentos pessoais de autoconhecimento, e provocações ligados à indústria do rap, força e potência da cultura negra no Brasil.
Dia 29/07, às 19h – Shows Filosofia Reggae e Torya
De São Caetano do Sul, a banda Filosofia Reggae abre a noite em viagem no tempo com sucessos da carreira de quase 20 anos. Depois sobe ao palco Torya, do bairro Jaçanã, com três álbuns autorais e com seu novo espetáculo, Gamora Show, unindo rap, dança, discotecagem e tradução de libras.

Casa de Cultura Freguesia do Ó
Dia 23/07 – Show de Luciana Mello
17h30/19h – DJ Maria Teresa
19h/20h – Luciana Mello
20h/21h30 – DJ Maria Teresa

Casa de Cultura Brasilândia
Dia 22/07, às 18h – Recital de poesia e literatura Slam com Midria
Atualmente, slams são batalhas de poesia muito comuns e populares no cenário cultural paulistano e que têm formado uma nova geração de poetas da palavra falada. Midria e suas convidadas Tawane Teodoro, Vickvi e Talita Aia, são filhas dessa geração da literatura marginal-periférica e em seus escritos reverberam a quebra do silenciamento histórico enfrentado por mulheres, negras e negros, periféricas e periféricos, população LGBTQIA+, entre outras questões que atravessam suas subjetividades.
Dia 29/07, às 15h – SarauShow com Day Moreira
Day Moreira integrou de 2018 a 2019, o coletivo ZineZona, produzindo e desenvolvendo diversas atividades como a idealização, produção, montagem e distribuição de fanzines, mediação e intervenção em rodas de conversa sobre literatura periférica, popular, preta, indígena e marginal, com escritores, poetas e slammers de diversas periferias de São Paulo.

Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão
Dia 29/07, às 16h – SarauShow com Matriarcas
O repertório da banda é eclético com referências desde blues, jazz ao samba e conta com covers e músicas autorais. As letras da banda falam sobre as lutas e vivências cotidianas no território, questões de gênero, de classe e raça. A apresentação tem por objetivo mostrar através das músicas, um olhar e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, as complexidades e contradições, além da diversidade e pluralidade de ritmos e gêneros musicais que nos contemplam.
Dia 29/07, às 17h – SarauShow com Gabi Landin
Gabi Landin é uma potência, transforma em música suas dores e suas delícias – não fala das lutas, ela é a luta. E se isso um dia foi um peso, quando se descobriu uma mulher negra, virou força e desde então entendeu que não é só por ela, é por todas. Com estilo, verdade e muita correria, cada dia um penteado novo, mas independente do cabelo, é sempre o mesmo sorriso.
Dia 29/07, às 18h – SarauShow com Rozwi
Rozwi, trabalha musicalmente nos ritmos Hip-Hop, Afrobeat, Makumba-Soul, formado por rappers e sambistas dos Kilumbus urbanos, Mukutu Jika e Nzola Ndombi Mukulu, da zona norte de São Paulo.
Artistas da cena africanista, Ndoki Kinavwidi, Kilunji Ndanji, DJ Marimba e Nkongo Divwa comandam o projeto musical com influências diversas da música preta. A herança ancestral de luta africanista, é uma influência direta nos textos e nas composições do grupo.

Read Previous

Especialista em cozinha Brasileira, ensina a fazer “Canjica Dourada”

Read Next

Instituto Center Norte disponibiliza cursos de profissionalização gratuitos para moradores da Zaki Narchi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular