• 23 de dezembro de 2024

Quando a máscara cai: quem está disposto a encarar os próprios defeitos?

Foto: Divulgação/Jerusa Furbino

Lançamento da ficção-novela de Jerusa Furbino evidencia as imperfeições humanas em uma história sobre preconceitos e segredos guardados a sete chaves

 

Encarar os próprios defeitos é tarefa que nem todos estão dispostos a enfrentar. Para quebrar essa barreira, a escritora mineira Jerusa Furbino propõe uma jornada de encontro com as imperfeições humanas por meio do livro Inimigo oculto. Nesta ficção-novela, ela desvenda as complexidades da convivência familiar, aborda questões existenciais e põe à prova a máxima de que as pessoas nem sempre são o que aparentam, afinal, carregam consigo preconceitos e segredos velados.

Em um passeio entre a capital e o interior de Minas Gerais, a narrativa retrata o comportamento da família Silva Rabelo, que decide substituir o tradicional “amigo secreto” de Natal por uma técnica terapêutica ousada: o Inimigo oculto. Proposta por Bruno, estudante de psicologia, a brincadeira desafia os participantes a descreverem a pessoa secreta sorteada com um defeito, sem receber questionamentos.

À medida que as máscaras caem e segredos vêm à tona – como traição, corrupção, preconceitos e rejeição de um filho gay –, os personagens precisam aprender a lidar com raiva e mágoas, mas também a se reconhecerem no amor e no perdão. Desta forma, a autora faz pensar sobre a importância da convivência familiar, o respeito pelas individualidades e o valor da coragem de quem decide enfrentar as sombras da própria personalidade.

[…] Seguindo adiante, gostaria de dizer que meu “inimigo oculto” é quase
considerado um santo por muitos que estão sentados nessa roda de ódio natalina, todavia, quando a namorada vira as costas, adora dar em cima das outras mulheres, inclusive eu já fui vítima da sua conversinha mole sobre sexo tântrico, yoga e poliamor!

(Inimigo oculto, págs. 34 e 35)

Narrado de forma fluida, como em um roteiro de novela, o livro carrega ilustrações do multiartista e poeta Dione Machado, um dos fundadores do “ColetiVoz”, grupo de poesia marginal mais antigo de Belo Horizonte. As imagens dão dinamicidade ao enredo que, apesar das intrigas e reviravoltas, termina com uma mensagem de aceitação, amor e união.

Pensada pela autora como ferramenta de exploração emocional, a obra dá brechas para que o leitor reconheça a si mesmo e a própria família na história. Para Jerusa Furbino, a abordagem pode se tornar um trampolim para a evolução pessoal. “Somente quando conhecemos nossas sombras, podemos fazer brilhar nossa luz”, complementa.

 

FICHA TÉCNICA
Título: Inimigo oculto
Autora: Jerusa Furbino
ISBN: 978-65-00-79275-1
Páginas: 128
Preço: R$ 50,00 | R$ 24,99 (e-book)
Onde comprar: Com a autora | Amazon

Read Previous

Abacate: conheça os benefícios para a saúde com receitas exclusivas

Read Next

Festa especial “Sorriso Maroto – As Antigas” volta a São Paulo e será gravada no Anhembi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular