Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
MC Jô Freitas – Foto: Dani Souza
O evento destaca as Culturas Indígenas e Nordestinas nas periferias de SP, com ações presenciais no dia 01 de setembro
No dia 01 de setembro, o Sesc Casa Verde recebe a 14ª edição de Estéticas das Periferias com a participação de diversos grupos e coletivos da região norte e noroeste com apresentações de música, teatro e poesia e a condução da poeta Jô Freitas como mestre de cerimônia.
Com a temática Culturas nordestinas e indígenas nas periferias de São Paulo, uma das mais relevantes mostras de arte e cultura da cidade evidencia a contribuição das culturas nordestinas e indígenas, frequentemente marginalizadas, através de uma programação descentralizada e territorializada.
Oz Guarani – Foto: Richard Wera Mirim
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Abrindo o evento, o Coletivo Coreto Cultural apresenta o Sarau Coreto Cultural a partir das 13h na Arena, dialogando sobre as populações indígenas e nordestinas nas raízes de São Paulo. Articulando e produzindo atividades culturais na periferia desde 2008, o Projeto Espremedor convida Oz Guarani, grupo de rap indígena fundado em 2014 que interpreta canções de resistência e de fortalecimento da luta indígena por seus direitos, para uma apresentação na Arena às 14h.
Catirina Cantadeira – Foto: Divulgação
Às 14h30, a convite do coletivo Quilombaque, a Cia. Canto de Omiô apresenta o espetáculo Catirina Cantadeira, que busca evidenciar o protagonismo das mulheres na palhaçaria popular brasileira e as brincadeiras do cavalo marinho, proeminente da zona da mata pernambucana. A apresentação acontece na Sala 3.
De volta à Arena do Sesc Casa Verde, África Mãe do Leão Sistema de Som, com seus seletores Poor, Professor Dan e Vint, convida para uma viagem sonora através de vinis cuidadosamente selecionados, junto com a contribuição artística das convidadas Cayarí, Regiane Cordeiro & Ualê Figura a partir das 15h.
Cayarí – Foto: Divulgação
A convite do Grupo Pandora do Teatro, o Teatro Girandolá apresenta os Brincantes Ambulantes, propondo um mergulho no universo da literatura marginal até o encontro com a cultura popular através dos repentes, quadrinhas populares e canções, às 15h30 na Sala 3. Finalizando a programação, o coletivo Amigas do Samba organiza sua roda de samba a partir das 16h na Arena, juntando a música com reflexão e a conscientização sobre violência contra a mulher e machismo.
Toda a programação conta com tradução em libras, tem entrada gratuita, aberta a todos os públicos e sem necessidade de retirada de ingressos.
Serviço
Estéticas da Periferia
Data: 1/9, domingo, das 13h às 17h30.
Gratuito
Com acessibilidade em LIBRAS
Sesc Casa Verde – Av. Casa Verde, 327, Jardim São Bento, São Paulo/SP
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
Mais informações em sescsp.org.br/casaverde ou
Facebook: facebook.com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde