• 22 de janeiro de 2025

Sesc São Paulo promove iniciativa para fortalecer redes locais e debater geração de renda e desenvolvimento comunitário 

Foto: Acervo Pessoal

Com objetivo de inspirar e valorizar experiências no campo da inclusão produtiva, unidades do Sesc realizam cursos, oficinas, feiras, vivências e debates, entre 16 e 24 de março
Fomentar a inclusão produtiva, a geração de renda e a compreensão de que o trabalho é um meio de desenvolvimento humano, social, individual e coletivo: esta é a proposta da ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo, de 16 a 24 de março, em 22 unidades na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior, visibilizando grupos mapeados nas localidades onde a instituição atua. Com o tema “Fomento e fortalecimento de redes locais”, a terceira edição da ação conta com mostra de pequenos produtores, oficinas, palestras, rodas de conversa e bate-papos.

Serão mais de 80 atividades, em sua maioria gratuitas, pensadas para contribuir para a valorização do trabalho com a possibilidade de geração de renda, auxiliar nos caminhos relacionados ao mundo do trabalho para empreendedores e público participante e incentivar o desenvolvimento de relações sociais mais justas, aumentando a visibilidade de práticas sustentáveis.

Ao explorar a potência da coletividade para promover diálogos entre projetos, pesquisas e outras experiências comunitárias, o Nós: criação, trabalho e cidadania busca, desta forma, construir e fortalecer parcerias entre pessoas e organizações que atuam nos territórios próximos às unidades da rede.

Destaques da programação no Sesc Santana:
Mesa de abertura: CRIAÇÃO
Com Claudinei Roberto Nanzi e Estevão Guida e mediação de Cleide Toledo
Esta mesa tratará sobre valorização das técnicas, do fazer e do saber do artesão, da importância da base conceitual do artesanato brasileiro e as regras que regulam a profissão.
Claudinei Roberto Nanzi é artesão e trabalha com técnica em modelagem, utiliza garrafas Pet e atua na área educativa com palestras de conscientização ambiental.
Estevão Guida é artesão em couro e um dos fundadores da feira da Praça da República, onde expõe até hoje, além da Feira da Praça Benedito Calixto.
Mestra Artesã Cleide Toledo trabalha com o trançado em palha de taboa desde 1982. É coordenadora do Projeto Artesanato Sustentável, vice-presidente do Conselho do Artesanato Paulista, fundadora e atual presidente da UAPESP, fundadora e atual presidente da FEAPESP – Federação dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo e vice-presidente da CONART – Confederação Brasileira dos Artesãos.
Dia 16/03, sábado, das 18h às 19h
Local: Área de Convivência
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Mesa: TRABALHO
Com Shirlene Ribeiro da Silva e Margareth Salorno e mediação de Patrícia Maia Boldrin
Nesta mesa, os participantes discutirão sobre as carteiras SUTACO e SICAB, a necessidade de formalização da categoria, associativismo no artesanato, atendimento ao cliente e relacionamento.
Shirlene Ribeiro da Silva, artesã e musicista, tem formação em Filosofia pela USP. Fez parte da Rede Social Zona Norte, fomentada pelo SENAC Santana e é uma das fundadoras da UAPESP – União dos Artesãos Profissionais do Estado de São Paulo.
Margareth Salorno trabalha há 15 anos com reciclagem de vidro, criando acessórios diversos com a técnica do fusing e utilizando vidros de janela, garrafas e outras fontes.
Patricia Maia Boldrin é produtora cultural, cenógrafa, idealizadora do cenário do programa Sr. Brasil da TV Cultura e, desde 2005, é gestora do projeto Artesanato Sustentável, com atuação em diversas frentes junto a artesãos de todo o país.
Dia 17/03, domingo, das 17h às 18h
Local: Área de Convivência
Grátis- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Mesa: CIDADANIA
Com Marisa Barreiro da Silva e Silvio de Paula e mediação de Rose Meusburguer
Nesta mesa, as participantes trarão tópicos como deveres e direitos, políticas públicas, meio ambiente, carteira do IBAMA e o papel do artesão como profissional.
Marisa Barreiro é escultora e ceramista, formada em desenho artístico na Escola Panamericana de Artes-SP, técnica em escultura barroca e restauro em cerâmica no Centro Técnico Templo, trabalha com esculturas de terracota, cerâmicas artísticas desenhadas e utilitárias esmaltadas em alta temperatura.
Silvio de Paula é artesão em joalheria. Participou do primeiro encontro latino-americano de artesãos em Colon, na Argentina, da exposição de artes da Galeria Alberico Rodrigues e é expositor e curador da feira da Praça Benedito Calixto.
Rose Meusburguer é gestora em empreendimentos criativos, youtuber e administradora. Desde 2003, capacita agentes culturais e gestores públicos, além de administradores em ONG’s e coletivos artísticos. Mantém desde 2016 o Canal no Youtube “Elaborando Projetos”.
Dia 23/03, sábado, das 18h às 19h
Local: Área de Convivência
Grátis – Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Feira de Artesanato – Economia Sustentável
com artesãs e artesãos convidados
Além das mesas de discussão, a Feira de Artesanato será uma oportunidade única para conhecer de perto o talento e a diversidade dos artesãos participantes. Processos e produtos criados a partir de diferentes técnicas, desde as tradicionais como bordado, cerâmica, trançado em fibras diversas e entalhe em madeira, até às mais inovadoras, como moldagem em pet, torção de cápsulas, fusing/vidro, azulejo/mosaico, entre outras.
De 16/03 a 24/03, sábados e domingos, das 11h às 16h
Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Read Previous

Confira as principais tendências das semanas de moda internacional com Shop2gether

Read Next

O espetáculo “Des/criativo” traz a arte da palhaçaria paraense ao Teatro Alfredo Mesquita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular