• 22 de janeiro de 2025

Sítio Morrinhos, que fica na ZN, é opção de cultura e lazer nas férias

Foto: Divulgação/Condephaat

 

Localizado no Jardim São Bento, zona norte de São Paulo, o Sítio Morrinhos é um conjunto arquitetônico composto pela casa-sede, construída no início do século 18, por diversas construções anexas datadas da segunda metade do século 19 e outras do início do século 20. Todo o conjunto está implantado no centro de uma extensa área verde, formada por árvores frutíferas e ornamentais.

Na verga da porta principal da casa sede encontra-se a inscrição “1702”, provavelmente a data de sua construção. Originalmente, foi uma residência rural servindo como sede de sítio, propriedade da família Baruel. Em 1902, toda a área foi levada a leilão e arrematada pela Associação Pedagógica Paulista, como representante do Mosteiro de São Bento. A partir de então, o conjunto arquitetônico foi utilizado como chácara de descanso de seus membros nos finais de semana. Em 1952, o Mosteiro de São Bento faz um acordo com a firma Camargo Correa S.A. para a realização do loteamento da região que deu origem ao atual bairro Jardim São Bento. A partir desse acordo, Sebastião Ferraz de Camargo passou a ser o proprietário do lote onde se encontra esse conjunto e, em 1952, doou o imóvel para a Prefeitura do Município de São Paulo.

A casa sede, a porção mais antiga do conjunto, apresenta tipologia construtiva com as características da chamada arquitetura bandeirista, sendo construída com a técnica de taipa de pilão. Apresenta no pavimento térreo cinco cômodos e um alpendre, no pavimento superior a camarinha construída pelos beneditinos no início do século 20.

As construções anexas, antigamente utilizadas como senzala, abrigo para animais e oficinas, são de alvenaria de tijolos do século 19. O Sítio Morrinhos nunca fora aberto à visitação pública devido ao seu precário estado de conservação. Em 1984, foram executadas obras de consolidação e reforço estrutural. Em 2000, teve início a restauração e conservação de todo o conjunto. Seu projeto arquitetônico foi elaborado a partir de pesquisas históricas e prospecções arqueológicas, envolvendo a execução de serviços de preservação de elementos antigos e princípios arquitetônicos com características contemporâneas como pisos, jiraus e todo o sistema de iluminação museológica. Reabriu ao público em 2008 com a exposição “Escavando o Passado” e atualmente, aberto à visitação, oferece um amplo e bem cuidado acervo de peças arqueológicas, pois também abriga o Centro de Arqueologia de São Paulo. Coordenado por Paula Nishida, o centro é um espaço dedicado a arqueologia paulistana e suas descobertas científicas. No acervo estão os materiais provenientes das escavações e pesquisas arqueológicas realizadas pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) em toda a capital paulista.

Serviço:
Sítio Morrinhos
Observação: Fechado de 18/12/23 a 01/01/24
Data de reabertura: 02 de janeiro de 2024
Funcionamento: Terça à domingo, das 9 às 17hs.
Visitas monitoradas / Entrada franca
Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 – Jardim São Bento –  São Paulo/SP.
Telefone: (11) 2236-6121.

Read Previous

Espetáculo circense gratuito “Aplausos e Vaias” chega ao Sesc Santana

Read Next

Em 2024 o Centro Esportivo Tietê recebe o show de  Karol G  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular