• 23 de dezembro de 2024

Teatro Alfredo Mesquita recebe a Cia. Artesãos do Corpo com o espetáculo gratuito “Espasmos Urbanos”

Fotos: Fábio Pazzini

O espetáculo volta aos palcos como parte das comemorações de 25 anos de trajetória artística da Cia. Artesãos do Corpo

 

Na esteira das comemorações de 25 anos de atividades, a Cia. Artesãos do Corpo remonta ESPASMOS URBANOS, seu primeiro espetáculo, de 1999. A montagem ganha novas apresentações com 10 artistas no palco em sete cenas e mostra um grupo de personagens anônimos, que evocam o cotidiano protagonizando episódios que revelam o absurdo de uma vida centrada no movimento da cidade. A obra faz sessões de 3 a 5 de outubro, quinta-feira a sábado às 21h, no Teatro Alfredo Mesquita.

Na remontagem de ESPASMOS URBANOS a Cia. Artesãos do Corpo selecionou quatro novos artistas – Cleia Plácido, Edu Pinheiro, Gabriel Góes e Lilian Soarez – para integrarem o espetáculo. Os outros seis intérpretes já fazem parte do elenco do grupo, sendo que Fany Froberville, Ederson Lopes e Mirtes Calheiros estavam em cena na primeira encenação de 1999.

ESPASMOS URBANOS pesquisa e reflete sobre as condições alucinantes a que se submete o homem urbano, os efeitos e deformações no corpo emocional e visível, bem como a vingança deste corpo contra seus algozes, ou seja, no próprio homem e seu corpo distorcido. O ritmo alucinante, a falta de contato entre as pessoas, o medo, a solidão e ao mesmo tempo a vontade antropofágica de sentir o outro, a violência, as paixões e as culpas estão presentes na montagem.

Novos corpos e expressões
A diretora Mirtes Calheiros conta que revisitar o espetáculo de 1999 proporcionou um olhar detalhado para a trajetória da Cia. Artesãos do Corpo. “Após 25 anos, a cidade continua sendo uma inspiração para nossas obras e algumas práticas seguiram conosco, como a improvisação, o uso de objetos e os movimentos mais lentos.”

Para as novas apresentações, a direção trouxe algumas mudanças para o palco, como a cena em que o intérprete Ederson Lopes usa uma máscara de soldar com uma imagem de um olho só. “Apesar de ser uma obra semi-pronta, a redescoberta de novos corpos e suas expressões trouxe outras dinâmicas para o espetáculo”, conta Mirtes Calheiros.

Feliz por remontar o primeiro espetáculo da Cia. Artesãos do Corpo, Mirtes acredita que só com muita determinação em levar arte e poesia ao público fez o grupo comemorar 25 anos de trajetória. “Temos que saber lidar com algumas frustrações, principalmente com a falta de verba. E assim, por 25 anos, tem sido nosso cotidiano de achar todos os dias que algo maravilhoso vai acontecer”, pontua ela.

Serviço:
Espasmos Urbanos
Data: 3, 4 e 5 de outubro
Horário: Quinta-feira a sábado, às 21h.
Gratuito
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo.

Read Previous

“Robô Selvagem” chega à Rede UCI no Dia das Crianças

Read Next

Parque de Trote, um espaço para todos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular