Netflix lança o trailer oficial do volume 2 de The Witcher – Temporada 3
Instalação ONDA exposta na estação Sacomã do Metrô – Foto: Divulgação
Nos dias 16 e 17, serão mais de 800 atividades gratuitas em toda a cidade
Entre os dias 16 e 24 de setembro, a cidade de São Paulo será ocupada por atividades e ações da 13ª Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições. Com doze anos de estrada, o festival reúne ciência e arte para apresentar o tema da sustentabilidade de forma criativa e atraente, promovendo uma programação qualificada, divertida e plural.
As mais de 800 atividades e oficinas serão totalmente gratuitas, com o objetivo de apresentar ao grande público discussões de importância global, de forma lúdica e de fácil assimilação sobre temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros.
As projeções de manchetes dos sonhos de mais de 50 organizações da sociedade civil para a campanha Um olhar para 2030, da obra visual Mulheres da artista Sitah, inspirada na Marcha das Mulheres Indígenas de 2023, e da série de fotos Pamurimasa – Os Espíritos da Transformação, do cinegrafista e fotógrafo indígena Paulo Desana, apresentando os espíritos dos antepassados simbolizados pela tinta luminescente, em empenas de prédios da região da Avenida Paulista e Minhocão são alguns dos destaques do primeiro fim de semana.
Além das projeções, estão programadas várias atrações da VS 2023 para a Avenida Paulista e seu entorno. Esta via icônica da cidade abriga duas exposições, sendo uma delas a exposição inédita Liberdade, igualdade e justiça, do artista peruano premiado pela ONU, Ivan Ciro Palomino. As obras são expostas no canteiro central da avenida. As obras de Palomino celebram os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A segunda é a exposição Cinzas da Floresta, que exibe em cartaz reproduções de obras pintadas com a tinta feita das cinzas coletadas pelo artista Mundano, durante uma expedição por áreas queimadas da Mata Atlântica, do Cerrado, da Amazônia e do Pantanal. Os cartazes estão expostos na estação Trianon- Masp do Metrô de São Paulo. Estas mostras abrem o calendário de ações da Virada no dia 15 de setembro e se encerram em 15 de outubro.
Ainda no circuito do Metrô, a população pode ver até dia 24, na estação Sacomã, a instalação ONDA, uma obra de arte circular, com pegada ecológica mínima.
Cia. Base – Foto: Roberto Sungi
No domingo, 17 de setembro, às 14h00, o espetáculo DEVIR, da Cia. Base, coloca bailarinas aéreas dançando pela fachada de um prédio e flutuando no ar, trazendo uma atmosfera mágica em meio aos edifícios da Rua da Consolação.
A Virada Sustentável promove uma ocupação artística no Parque Augusta, localizado na região central da cidade. Um dos pontos altos da programação do sábado, 16 de setembro, às 16h00, é a apresentação da dança indígena Toré, feita por indígenas da etnia Wassu Cocal, naturais de Alagoas e que residem atualmente na Aldeia Wassu dentro da Reserva Indígena Multiétnica Filhos desta Terra Aldeia, em Guarulhos, São Paulo. Para o dia 17, o domingo no parque está garantido com o Pic Nic Lounge, no espaço alternativo do Parque Augusta, com trilha sonora do DJ Guzman, a partir das 14 horas.
A Ocupação 9 de Julho também integra a programação da VS 2023. No sábado, dia 16, às 17h00, o espaço se torna palco para Ian Wapichana, músico multi-instrumentista pertencente aos Wapichana, povo originário do norte de Pindorama. No domingo, às 16h00, a Ocupação recebe a apresentação Mestre Nico e o Balanço da Manipueira, em um show marcado pelo ritmo dos tambores.
No sábado, 16, Goethe – Institut promove rodadas de jogos de tabuleiros e oficinas que dialogam com a sustentabilidade. O Planetário Municipal do Carmo, maior planetário da América Latina, que fica dentro do Parque do Carmo, na Zona Leste da capital paulista, convida o público a participar da oficina de Navegação pelas Estrelas no Inverno, no dia 17 de setembro. Nesta data, às 18h00, a Casa de Cultura Hip Hop Sul recebe o show da MC Soffia.
Durante o fim de semana, unidades do Sesc São Paulo também oferecerão oficinas, rodas de conversa e mostras culturais envolvendo o tema da sustentabilidade possível, jardinagem, permacultura e materiais reutilizáveis.
Segundo o realizador da Virada Sustentável, André Palhano, “a Virada é o momento ideal para apresentar temas pouco conhecidos da população de uma forma palatável, lúdica e prazerosa, através da arte, cultura e ações para o despertar do conhecimento”.
A programação completa pode ser conferida no site da VS.