• 22 de janeiro de 2025

Dia Mundial do Chocolate: consumo consciente contribui para a melhora do sistema cognitivo 

Foto: Divulgação

Especialista da Anhanguera explica a importância da ingestão da versão amarga

No próximo dia 7 de julho é comemorado o “Dia Mundial do Chocolate”. E nessa data especial, os apaixonados pelo doce feito de cacau têm motivos para comemorar ainda mais, pois pesquisas recentes vêm apontando benefícios para o sistema cognitivo com o consumo consciente de chocolate amargo.

Um estudo conduzido e publicado pela Universidade de L’Aquila, na Itália, revelou que o consumo diário de pequenas porções de chocolate amargo pode ser benéfico para o cérebro humano. Ao longo de três meses, a pesquisa constatou que essa versão do chocolate contribui para melhorar aspectos importantes da capacidade cognitiva, como atenção, reflexos, agilidade mental, memória e até mesmo a fluência verbal.

A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Fernanda Maniero, explica que o chocolate amargo possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde, especialmente devido aos flavonoides de cacau, que são bioativos derivados das sementes do cacau. Essas substâncias atuam na redução da pressão arterial e no aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em melhorias no sistema cognitivo, principalmente em adultos e idosos.

Mesmo com os benefícios, a professora alerta que o consumo do produto deve ser realizado com moderação. “Apesar de oferecer diversos benefícios para a nossa saúde, o chocolate amargo não deixa de ser algo calórico. Ingerir 30 gramas diárias do doce oriundo do cacau é o ideal, mas é importante que as pessoas procurem sempre por um nutricionista para entender a quantidade adequada de acordo com sua necessidade, pois diante de condições de saúde e hábito alimentares, a porção do consumo pode mudar”, enfatiza Fernanda.

Mas afinal, qual chocolate amargo é o mais adequado para consumo?
Especialistas recomendam a versão com pelo menos 70% de cacau. No entanto, para aqueles acostumados com chocolates ao leite, as opções com 50% de cacau podem ser uma ótima transição para se adaptarem ao novo sabor. Em receitas caseiras que pedem a inclusão de chocolate, substituir o chocolate em pó por cacau em pó também pode ser uma opção mais saudável.

 

Read Previous

A diversidade humana e as questões ambientais e sustentáveis são mote de novo espetáculo no Teatro Alfredo Mesquita

Read Next

Mais de 30% dos jovens têm medo de não serem felizes na carreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular