• 22 de janeiro de 2025

Governo de SP lança cartilha sobre Síndrome de Down

Foto: Divulgação/Governo de SP

Guia ilustrado com personagens da Turma da Mônica fornece orientações e recomendações para o acolhimento e inclusão de pessoas com Síndrome de Down

 

No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia  21 de março, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em colaboração com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou o manual “Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down” em cerimônia realizada em frente ao Centro de Informações à Pessoa com Deficiência na estação Tatuapé da CPTM e Metrô, na capital paulista. O material é enriquecido pela presença de personagens da Turma da Mônica e tem como figura central a personagem Tati, inspirada em Tathi Piancastelli, atriz e influenciadora digital com Síndrome de Down.

O manual detalha diretrizes e informações fundamentais para famílias que acolhem um recém-nascido com Síndrome de Down, promovendo a importância de um ambiente acolhedor e inclusivo ao longo da vida. Os temas abordados incluem esclarecimentos sobre a síndrome, maternidade, conselhos para a amamentação, exames importantes, intervenção precoce, vacinação, cuidados com a saúde, educação, linguagem apropriada, direitos e luta contra o preconceito.

“No Dia Internacional da Síndrome de Down, temos a alegria de lançar este guia com a Turma da Mônica para promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com síndrome de Down. Este material, protagonizado pela inspiradora Tati, é um recurso valioso não apenas para informar, mas também para encorajar a empatia e o apoio na sociedade. É um passo importante em nosso compromisso de construir uma comunidade mais justa e inclusiva. Convido todos a explorarem e compartilharem este guia, ajudando-nos a avançar na direção de um mundo onde todos são valorizados por suas habilidades únicas”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Milena, Jeremias, além de Luca, um menino que usa cadeira de rodas e é aficionado por basquete, e Sueli, uma menina surda e entusiasta dos esportes, também figuram no manual. O acesso à cartilha está disponível no link: https://bit.ly/CartilhaSindromeDown

“A defesa da inclusão faz parte da missão do Instituto, que, por meio dos personagens criados por Mauricio de Sousa, procura contribuir para a criação de condições e oportunidades para que as futuras gerações possam desenvolver plenamente seu potencial como pessoas e cidadãos. Tati protagoniza publicações sobre o respeito às diferenças desde 2009, contribuindo para ajudar a informar a sociedade sobre as pessoas com síndrome de Down”, enfatizou Amauri Sousa, diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa.

A elaboração do guia contou com a expertise da pediatra Ana Cláudia Brandão, integrante do Comitê Técnico-Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e presidente do Núcleo de Estudos sobre a Criança e Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Read Previous

Cantareira Norte Shopping apresenta a “Exposição de Brinquedos Clássicos da Estrela” e oficina gratuita aos finais de semana

Read Next

Trimais se torna um dos grandes apoiadores e patrocinadores do esporte e cultura de nossa região

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular