• 27 de abril de 2024

Sesc Casa Verde: Cia dOs Inventivos celebra vida e obra da artista plástica Maria Auxiliadora da Silva em espetáculo gratuito

Foto: Zé Barretta

Em curta temporada no Sesc Casa Verde, o espetáculo coloca em foco o protagonismo dos artistas negros na construção da cidade de São Paulo.

 

Para celebrar seus 20 anos, a Cia dOs Inventivos estreou espetáculo que homenageia a artista plástica Maria Auxiliadora da Silva (1935 – 1974), expoente cultural da capital paulista e uma das primeiras artistas plásticas negras a expor no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Com concepção e direção de Flávio Rodrigues e dramaturgia de Dione Carlos, o espetáculo Maria Auxiliadora ganha novas sessões no Sesc Casa Verde, de 6 a 14 de abril, com sessões aos sábados e domingos; às 16h, na quinta (11), às 14h30 e na sexta (12), às 19h30. Os ingressos são gratuitos.

Em cena estão os artistas criadores Adilson Fernandes, Aysha Nascimento, Danilo de Carvalho, Dirce Thomaz, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira, Taynã Azevedo e Val Ribeiro.

A ideia da peça é usar o teatro popular para reconstruir as trajetórias de vida de famílias que chegaram e ajudaram a construir a cidade. “Trazer à cena a vida e obra de Maria Auxiliadora da Silva é reverenciar a produção de toda a família Silva, fortalecendo as lutas das(os) artistas negras(os) brasileiras(os), sempre partindo da premissa de que nós não estamos sozinhas(os)”, aponta o diretor Flávio Rodrigues.

No final da década de 1930, Maria Auxiliadora e seus irmãos formam uma grande família de artistas negros que migram para a zona norte de São Paulo. Em meio aos desafios da cidade, a família Silva vai tecendo a sua história e exercendo o seu protagonismo junto a tantas outras.

A história de Maria Auxiliadora também é forte como inspiração: uma mulher negra de origem pobre que ascende como artista visual em um meio elitista. Mas essa luta está permeada pelas relações de comunidade com uma rede de apoio que se conecta por familiaridade ou por compartilhar valores sociais, espirituais e culturais.

Por meio desta história de vida e relações, a Cia dOs Inventivos convida o público a pensar sobre ética comunitária, famílias alargadas e práticas ancestrais herdadas e reatualizadas na cidade. Ela põe uma lupa na participação dos negros na construção da metrópole paulistana.

20 anos de história
O assunto também é importante para o grupo, que surgiu em 2004, um momento em que o Teatro de Grupo e o Teatro de Rua eram movimentos fortes com diálogo com os órgãos públicos do município. Para Flávio Rodrigues, resistir como um grupo é ajudar São Paulo a cultivar a sua diversidade cultural e o pensamento crítico.

“Nós seguimos na luta em parceria com outros grupos que vivenciaram situações e desafios semelhantes aos nossos. Acreditamos que 20 anos de história traduzem as dores e as delícias de sermos uma companhia em constante pesquisa e estudos”, celebra o diretor.

Em 2019, a companhia promoveu encontros chamados de Solos Férteis, para decidir o foco do grupo nos projetos seguintes. Desses encontros, surgiu a ideia de continuar falando das personalidades. A primeira peça foi sobre a escritora Carolina Maria de Jesus (Um Canto para Carolina). E, depois, o foco foi Maria Auxiliadora da Silva, com projetos contemplados por dois editais do Programa de Fomento ao Teatro.

Serviço:
Espetáculo Maria Auxiliadora com a Cia dOs Inventivos
De 6 a 14 de abril
Local: Arena
Sessões: Dias 6, 7, 13 e 14/04, sábados e domingos, às 16h.
Dia 11/04, quinta, às 14h30. Dia 12/04, sexta, às 19h30.
Duração: 120 minutos
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Grátis (Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo, na Central de Atendimento.)
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/maria-auxiliadora/
Sesc Casa Verde
Av. Casa Verde, 327 – Jardim São Bento, São Paulo.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.

Read Previous

Sucesso de público e de crítica, “Um Inimigo do Povo”, de Ibsen, faz sessões gratuitas no Teatro Alfredo Mesquita

Read Next

“Mulheres nas Alturas” elevam inspiração e empoderamento na Zona Norte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular