Trupe DuNavô apresenta “Refugo Urbano” nos dias 7 e 8 de novembro, com uma narrativa de palhaçaria que aborda afeto, invisibilidade social e humanidade.
Fotos: Julio Leão/Visual Pro
Em meio ao que a cidade descarta, ainda há espaço para encontros, sonhos e descobertas. Essa é a proposta de “Refugo Urbano”, espetáculo infantil da Trupe DuNavô que será apresentado gratuitamente nos dias 7 e 8 de novembro, às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana, na Zona Norte de São Paulo.
Com direção de Suzana Aragão e dramaturgia de Nereu Afonso, a montagem utiliza a linguagem da palhaçaria e a expressividade corporal para construir uma narrativa sem palavras. A proposta é abordar temas delicados, como afeto, invisibilidade social e humanidade, por meio do humor, da poesia e da imaginação.
Palhaçaria transforma histórias em encontros
A história se passa em um beco esquecido da cidade, ambientado com materiais descartados. Nesse cenário, uma mulher catadora em situação de rua e um coletor de materiais recicláveis se encontram.
Os palhaços Pamplona, interpretado por Gabi Zanola, e Herolino, vivido por Erickson Almeida, exploram gestos, movimentos e situações cômicas para conduzir a narrativa e estimular diferentes interpretações do público.
Sem diálogos, o espetáculo convida crianças e adultos a refletirem sobre as relações humanas e a maneira como enxergam a cidade e as pessoas que fazem parte dela.
“A palhaçaria nos permite abordar temas delicados com humor e poesia, sem precisar explicar tudo com palavras. Queremos que cada criança e cada adulto encontre seus próprios sentidos nesse encontro e saia do teatro olhando para a cidade e para as pessoas com um pouco mais de atenção”, afirma Gabi Zanola.
Espetáculo recebeu reconhecimento da crítica
“Refugo Urbano” já conquistou reconhecimento do público e da crítica. A montagem foi eleita Melhor Espetáculo Infantil de 2015 pelos leitores do Guia Folha, do jornal Folha de S.Paulo.
O espetáculo também recebeu duas indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, nas categorias Melhor Atriz e Prêmio Sustentabilidade.

Trupe DuNavô pesquisa a linguagem da palhaçaria
Em atividade há 16 anos, a Trupe DuNavô desenvolve uma pesquisa continuada em palhaçaria, articulando técnicas circenses e teatrais na criação de seus espetáculos.
Fundado em 2010, a partir da formação na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, o grupo construiu um repertório com seis montagens, além de oficinas e intervenções voltadas ao público familiar.
Ao longo de sua trajetória, a companhia recebeu importantes reconhecimentos, entre eles o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de Palhaçaria por “Detetives do Espavô”, o Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (FEMSA Coca-Cola) por “Refugo Urbano” e o prêmio de Melhor Espetáculo Infantil pelo Guia Folha.
Em 2023, a Trupe inaugurou a Casa DuNavô, sede localizada na Zona Oeste de São Paulo, dedicada a processos criativos e à troca com outros coletivos artísticos, ampliando o diálogo com diferentes áreas da cultura.
Vai assistir?
Com entrada gratuita e classificação livre, “Refugo Urbano” é uma oportunidade de levar as crianças ao teatro e compartilhar uma experiência que une humor, arte e reflexão. A programação acontece em Santana, na Zona Norte de São Paulo.
📌 Serviço
Espetáculo: Refugo Urbano
Companhia: Trupe DuNavô
Datas: 7 e 8 de novembro, sábado e domingo
Horário: 16h
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Ingresso: Gratuito, com retirada uma hora antes do espetáculo
Local: Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo

