Sesc Santana Menopausa Integrativa Universozn

Projeto Menopausa IntegrATIVA reúne cinco encontros aos domingos de novembro, com práticas corporais, autocuidado, saberes ancestrais e atividades gratuitas.

Foto: Divulgação

O Sesc Santana realiza, de 1º a 29 de novembro de 2026, o projeto Menopausa IntegrATIVA, com uma programação de cinco encontros voltados ao corpo, movimento, autocuidado e diferentes formas de compreender o climatério e a menopausa.

Integrada ao programa Práticas Corporais do Sesc São Paulo, a iniciativa reúne atividades físicas, yoga, meditação e experiências relacionadas aos saberes ancestrais. A proposta é criar espaços de informação, convivência e troca de experiências sobre essa etapa da vida.

Programação aborda movimento e saúde feminina

A abertura acontece em 1º de novembro, com o encontro Ginástica Pélvica e Meditação, conduzido pelas educadoras do Sesc Santana. A atividade apresenta exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, além de práticas de meditação e relaxamento voltadas ao autocuidado e à atenção ao corpo.

Em 8 de novembro, o tema será Atividade Física e Menopausa, com participação de Ana Outsubo e do GPT (Ginástica para Todos) do Sesc Guarulhos. Especialista em movimento e treinamento fascial, Ana desenvolve trabalhos relacionados à promoção da saúde, consciência corporal e qualidade de vida.

No dia 15 de novembro, a programação terá o encontro Yoga e Menopausa, conduzido por Virgínia Panizza, educadora de Atividades Físico-Esportivas do Sesc Pompeia. Graduada em Educação Física pela FEFISA e pós-graduada em Yoga pela FMU, ela desenvolve atividades que envolvem respiração, flexibilidade, força e consciência corporal.

Sesc Santana Menopausa Integrativa Copia 1
Menopausa IntegrATIVA promove encontros gratuitos sobre saúde, movimento e autocuidado feminino.

Autocuidado e saberes ancestrais

A relação entre práticas integrativas, corpo e autocuidado será explorada em 22 de novembro, com o encontro Corpo, Aroma e Menopausa, conduzido por Ana Flores, educadora do Sesc Piracicaba. Sua atuação está relacionada ao projeto Gigantesca, que utiliza recursos da dança circular e de práticas integrativas para promover saúde, convivência e valorização da experiência feminina.

Encerrando a programação, em 29 de novembro, Kátia Sousa Serreira, educadora cultural e facilitadora de práticas relacionadas aos saberes tradicionais, conduz o encontro Corpo Ancestral em Movimento.

A atividade aborda conhecimentos ligados à ginecologia natural, à ancestralidade afro-indígena e a práticas tradicionais de autocuidado. O encerramento contará com uma vivência de ginástica pélvica.

Projeto amplia o diálogo sobre a menopausa

Ao reunir diferentes profissionais e abordagens, o Menopausa IntegrATIVA propõe ampliar a discussão sobre o climatério e a menopausa para além das transformações fisiológicas.

Temas como movimento, consciência corporal, saúde, convivência e compartilhamento de conhecimentos integram a iniciativa, que busca contribuir para o acesso à informação, a autonomia das participantes e a construção de espaços de escuta e troca.

A programação considera diferentes experiências e trajetórias de vida, abordando uma etapa que ainda é cercada por tabus e desinformação.

📌 Serviço

Evento: Menopausa IntegrATIVA

Data: De 1º a 29 de novembro de 2026

Horário: Aos domingos, às 10h30. A fonte também informa atividades às 10h e às 14h no dia 26/11, data que precisa ser confirmada pela organização.

Local: Sesc Santana – Sala de Múltiplo Uso 1 e ginásio

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP

Valor: Gratuito

Classificação indicativa: A partir de 12 anos

Duração: 60 e 120 minutos

Informações: Portal Sesc SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top