ONG PAC de Pirituba participa do Jogo pela Integridade do São Paulo FC

Quarta edição reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo ex-atletas, atletas do futebol de amputados, executivos e convidados

Equipe da ONG PAC com ex-atleta
Fotos: Divulgação/PAC

A ONG PAC (Projeto Amigos da Comunidade), de Pirituba, foi uma das instituições prestigiadas na 4ª edição do Jogo pela Integridade, iniciativa do Programa Integridade Tricolor (PIT), do São Paulo FC. O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas e permitiu que a organização apresentasse seu trabalho a atletas, executivos, convidados e parceiros.

Com mais de 23 anos de atuação, o PAC trabalha com crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social nas regiões de Pirituba e Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo.

Ex-atletas e convidados entraram em campo

Ao todo, 120 ex-atletas participaram das três partidas programadas. Entre os nomes estavam Bernardo, com passagens por São Paulo FC, Corinthians, Bayer e Seleção Brasileira; Silas, ex-São Paulo FC, Sampdoria e Seleção Brasileira nas Copas de 1986 e 1990; Bruno Octávio, ex-Corinthians e Bahia; Wilson, ex-São Paulo FC, Athletico-PR e Internacional; Gaúcho, ex-Red Bull; e Marcos Bonequini, ex-São Paulo FC.

Também participaram Roseli e Nildinha, da Seleção Brasileira Feminina, além de Rogerinho, da Seleção Brasileira de Futebol de Amputados.

As seis equipes representaram causas relacionadas a Saúde Mental e Bem-Estar, Diversidade e Inclusão, Sustentabilidade e Clima, Governança e Compliance, Luta contra o Racismo e Equidade de Gênero.

Jogo Integridade Ong Pac Pirituba Universo Zn
Equipe da ONG PAC participou da quarta edição do Jogo pela Integridade, iniciativa do São Paulo FC.

Equipe da ONG PAC com ex-atleta – Foto: Divulgação/PAC

Evento teve regras diferentes das partidas tradicionais

As partidas tiveram duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos, e foram disputadas sem marcação de faltas.

O árbitro atuou na mediação de decisões conflitantes e não utilizou apito. A edição também marcou a estreia do “cartão verde”, utilizado para reconhecer boas práticas e atitudes de fair play durante as partidas.

A arbitragem central ficou sob responsabilidade do ex-árbitro FIFA Rodrigo Bragheto.

PAC amplia conexões com empresas e parceiros

Para Rosane Chene, empreendedora social e diretora da ONG PAC, a participação no evento contribuiu para ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido pela organização.

“Estar presente no Jogo pela Integridade e ver a marca do PAC representada nas camisetas da equipe de Equidade de Gênero foi muito significativo para nós. Além de prestigiar o trabalho que desenvolvemos, essa participação nos aproxima de novos públicos, amplia o diálogo com empresas e parceiros e ajuda mais pessoas a conhecerem o impacto que buscamos gerar diariamente nas comunidades que atendemos em Pirituba”, afirma.

Com mentoria e criação de Roberto Armelin, diretor de ESG, Riscos e Compliance do São Paulo FC, o Jogo pela Integridade teve realização do PIT e produção da MB Eventos.

A edição também apoiou outras organizações, como o Instituto Sou do Esporte e a ONG Onda Solidária, por meio do Projeto Plante Gols.

Sobre a ONG PAC

Fundada há 23 anos, a ONG PAC – Projeto Amigos da Comunidade é uma organização social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social).

A instituição atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba e Jaraguá, em São Paulo.

Atualmente, o PAC conta com mais de 100 funcionários e cerca de 1.000 voluntários. A organização também possui empresas mantenedoras e mais de 30 empresas parceiras que apoiam iniciativas por meio de doações de alimentos, formação profissional, empregabilidade de jovens e voluntariado empresarial.

Entre as empresas mantenedoras citadas pela organização estão Arracê, Instituto Syn, Skyone, Becomex, Coaktion, Romiotto, TOTVS Meridional, Worley, BTabet, Bee.it, Elo, Ideen, Sow, R3, Rvops, BZCP Advogados, IFC – International Finance Corporation e Grupo FIT.

Perguntas frequentes

O que é o Jogo pela Integridade?

O Jogo pela Integridade é uma iniciativa do Programa Integridade Tricolor (PIT), do São Paulo FC, que reúne futebol e ações relacionadas a diferentes causas sociais.

Qual foi a participação da ONG PAC?

A ONG PAC foi uma das instituições prestigiadas na quarta edição e teve sua atuação apresentada a atletas, executivos, convidados e parceiros. A marca da organização também esteve representada nas camisetas da equipe de Equidade de Gênero.

Onde a ONG PAC atua?

A organização atua nos distritos de Pirituba e Jaraguá, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

O que você acha dessa novidade?

Continue acompanhando as notícias da Zona Norte no Universo ZN e compartilhe esta matéria com quem pode se interessar pelo tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top